Projeto da Unicamp adapta aparelhos de TV piratas em computadores para estudantes de baixa renda


Iniciativa faz parte de uma parceria entre a universidade e a Receita Federal. Inicialmente, lote com 200 equipamentos irregulares apreendidos em Campinas passarão pela transformação. Receita Federal doa 200 aparelhos eletrônicos apreendidos para projeto da Unicamp
Uma parceria entre a Unicamp e a Receita Federal culminou em um projeto que busca transformar aparelhos piratas de TV Box, popularmente chamados de “gatonet”, em computadores de baixo custo e destiná-los a estudantes carentes.
O pontapé nessa iniciativa foi dado nesta semana, quando a universidade recebeu da Receita um lote com 200 equipamentos irregulares apreendidos em Campinas (SP). No entanto, o projeto integra um acordo de cooperação firmado entre as instituições ainda em 2019.
“Esses equipamentos de TV Box são apreendidos pela Receita Federal porque fazem a captura irregular do sinal de TV paga. Além disso, podem possibilitar acesso de pessoas má intencionadas nas redes domésticas dos usuários”, explica Camilo Cremonez, delegado da alfândega do Aeroporto de Viracopos.
Após o recebimento dos aparelhos, que normalmente seriam destruídos após a apreensão, professores e alunos da Unicamp devem instalar um novo software neles ou promover mudanças no sistema operacional já existente.
A partir disso, eles ganham novas configurações, possibilitando o uso como computador de mesa, por exemplo, ou até mesmo como telas de TV de tela plana.
“Ele tem uma capacidade de processamento, de armazenamento de dados, de comunicação, então é possível que a gente use para acessar a internet, rodar um editor de texto, coisas mais que não exigem tanta capacidade de computação”, destaca a professora de computação Juliana Freitag Borin.
Aparelhos de TV Box que serão adaptados na Unicamp
Reprodução/EPTV
Outras formas de uso
A ideia principal é de que os aparelhos adaptados sejam destinados a estudantes em situação de vulnerabilidade, como indígenas que participam de processos seletivos da Unicamp.
No entanto, o Instituto de Computação da universidade ressalta que há a possibilidade de os novos equipamentos serem usados até mesmo como sensores atmosféricos para medir a qualidade do ar.
Uma outra possibilidade estudada seria ligar vários desses aparelhos entre si para transformá-los em pequenos supercomputadores, com uma aplicabilidade mais ampla.
Ampliação do projeto
Segundo a Receita Federal, ao menos outros 15 mil equipamentos de TV Box apreendidos já podem ser encaminhados à Unicamp e passar pela transformação. O objetivo, ainda de acordo com o órgão federal, é que chegue a 200 mil aparelhos.
“Se por um lado a gente tira da sociedade equipamentos que podem ser danosos, por outro a gente consegue entregar, de uma maneira sustentável e voltados às necessidades sociais”, complementa o delegado da Receita.
Unicamp adapta aparelhos de TV Box em outros equipamentos para uso de estudantes de baixa renda
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.