Vicinal entre Piracicaba e Anhumas acumula buracos, tem situação precária e traz transtornos: ‘já tiveram acidentes aqui’


Pista foi parcialmente recuperada, mas boa parte do trecho segue sem manutenção e sem previsão de quando será consertada. Estrada que liga Piracicaba ao distrito de Anhumas tem obra inacabada
A estrada vicinal Doutor Luiz Dias Gonzaga (PIR-260), que liga a SP-147 em Piracicaba (SP) ao distrito de Anhumas, é alvo de reclamações de moradores, por conta de vários problemas por falta de manutenção. O trecho é a maior vicinal asfaltada da cidade, mas apenas uma parte foi recuperada, deixando o restante em situação precária.
A extensão total da pista é de 32 quilômetros. No início de 2022, foi aprovado um projeto de lei do Executivo que permitia um convênio com o governo estadual, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), para recuperação de estradas vicinais em Piracicaba, entre elas a de Anhumas.
As obras, custeadas pelo Programa Estadual Novas Vicinais, foram orçadas em R$ 23,1 milhões e previam toda a recuperação do trecho, com previsão de conclusão das recuperações asfálticas de dezembro até o início de 2023.
Logo após o início dos serviços, eles foram paralisados para readequação do projeto. Só que ao serem retomados, foi anunciado que as obras iam contemplar apenas 9 quilômetros de extensão até o bairro Serrote, e não mais os 32 da vicinal.
Nesta segunda-feira (26), a equipe da EPTV, afiliada TV Globo, percorreu parte da pista para verificar a situação. Ao longo de toda a estrada há buracos, desníveis, asfalto se soltando e problemas no acostamento. Em um dos pontos os motoristas precisam desviar dos buracos pela contramão.
Estrada Piracicaba-Anhumas fica com buracos após obra não concluída na rodovia.
Edijan Del Santo/EPTV
“A gente desvia de um lado cai em um buraco, desvia do outro, cai em outro. Está complicado”, lamentou Milton Murilo.
Segundo o aposentado Valter Francisco, a pista é ainda mais perigosa para quem não conhece. “É muito perigoso… Ainda mais agora que os caminhões de cana estão passando, estão quebrando toda a pista. Então tem que ter muito cuidado”, afirmou.
“Já tiveram vários acidentes aqui. O meu carro já furou pneu, estourou pneu por causa dos buracos”, completou.
Em um dos trechos da vicinal, um buraco do acostamento chega a ter 70 centímetros de profundidade. Em outro ponto, uma erosão na lateral da pista já chegou bem próxima da pista.
Para os moradores que dependem do transporte público sofrem com os problemas ocasionados pelas condições precárias da estrada. “O ônibus quebra sempre, é muito buraco”, afirmou a dona de casa Poliana Turibio.
Após obra não concluída pelo Estado, estrada que liga Piracicaba e Anhumas apresenta buracos e motoristas reclamam.
Edijan Del Santo/EPTV
Em nota, a prefeitura informou que solicitou ao DER a definição de data para retomada das obras na estrada vicinal. E que também iniciou serviços de tapa buraco na via na última sexta-feira (23), com continuação nesta semana.
A solicitação de reparos pode ser feita pelos moradores pelo SIP-156. A prefeitura também disse que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento vai enviar uma equipe ao local para verificar as necessidades de manutenção no acostamento da via.
Já o DER informou que as obras foram iniciadas e, durante a execução dos serviços, foram identificados problemas na estrutura do pavimento, o que não tinha sido detectado nos estudos prévios.
“O Departamento realizou a recuperação de um trecho e trabalha agora para realizar uma nova licitação, a fim de atender as necessidades no trecho não previstas no objeto do contrato inicial.” O departamento informou, ainda, que não há um prazo por enquanto.
VÍDEOS: Fique por dentro do que acontece nas cidades
Veja mais notícias no g1 Piracicab

Adicionar aos favoritos o Link permanente.