Pediatra também orienta a inclinar mamadeira, quando ela for usada, para evitar engolimento de ar. Morte de recém-nascida de 2 meses em Piracicaba (SP), nesta quinta-feira (11), tem como uma das hipóteses engasgamento após amamentação. Amamentação é fundamental, ressalta pediatra
Fernando Frazão/Agência Brasil
Embora o aleitamento seja fundamental, algumas medidas preventivas são importantes para evitar que a criança fique engasgada durante a amamentação. As informações são de um pediatra ouvido pelo g1, que detalhou quais são os cuidados mais importantes.
Nesta quarta-feira (10), uma bebê de 2 meses morreu em Piracicaba (SP) e a suspeita é de engasgamento com leite materno.
Confira, a seguir, orientações do pediatra intensivista coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa de Piracicaba, Antonio Ananias Filho:
Mesmo sendo leite materno, sempre fazer a criança arrotar antes de colocar no berço ou cama e sempre com a cabeceira elevada;
Se a mãe tiver muito leite e a criança for voraz na aceitação do leite, não deixar a criança mamar direto para evitar que o estômago encha muito rápido;
Em casos de obstrução nasal ou se a criança estiver com tosse, hidratar bastante as narinas com soro fisiológico e fazer inalação também com soro fisiológico, pois narinas obstruídas e tosse podem favorecer vômitos ou engasgo com leite;
Se o leite for dado na mamadeira, inclinar a mamadeira para evitar que a criança engula ar, favorecendo também vômitos ou engasgo;
Jamais aumente o furo do bico da mamadeira, pois a criança pode ingerir um volume muito grande de leite em um curto espaço de tempo, podendo favorecer vômitos e engasgo.
O especialista ressalta, no entanto, que o aleitamento materno é fundamental para a saúde da criança.
Morte de recém-nascida
A bebê de 2 meses morreu no Jardim Itapuã. A suspeita de engasgamento foi informada pela Polícia Civil.
Segundo a corporação, os pais da criança e mais um filho do casal dormiam em uma mesma cama. Por volta das 4h, a mãe acordou para amamentar a bebê. Em seguida, as duas voltaram a dormir.
O pai acordou às 6h para trabalhar e foi cobrir a criança, quando percebeu que ela não se mexia. Ele virou o bebê e notou que uma secreção saía da boca da criança. Para tentar socorrer a vítima, o pai colocou o bebê de bruços e o massageou para tentar desengasgá-lo.
UPA da Vila Cristina, em Piracicaba
Toni Mendes/ EPTV
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado por uma vizinha. Os socorristas foram até a residência. A criança tinha sofrido uma parada cardiorrespiratória.
A equipe fez os procedimentos de socorro a atendimento da vítima, mas não obteve sucesso.
A criança foi encaminhada pelo Samu para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Cristina, onde foi constatado o óbito.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Arroto, inalação e mamadeira: confira medidas preventivas para evitar que o bebê engasgue com leite materno
Adicionar aos favoritos o Link permanente.