PIRANOT, Jornal PIRANOT, PIRA NOT, J\u00fanior Cardoso, Not\u00edcias de Piracicaba, Jornal de Piracicaba, G1 Piracicaba<\/p>\n
A ic\u00f4nica marca Embratel<\/strong>, conhecida por campanhas hist\u00f3ricas como o bord\u00e3o \u201cFaz um 21<\/strong>\u201d, ser\u00e1 oficialmente descontinuada pela Claro<\/strong> ap\u00f3s seis d\u00e9cadas de atua\u00e7\u00e3o no Brasil. A decis\u00e3o marca o fim de uma era na hist\u00f3ria da comunica\u00e7\u00e3o no pa\u00eds e integra a estrat\u00e9gia da controladora Am\u00e9rica M\u00f3vil<\/strong> de consolidar todas as opera\u00e7\u00f5es sob uma \u00fanica bandeira. O grupo j\u00e1 tinha descontinuado outras grandes marcas ap\u00f3s compr\u00e1-las como a NET.<\/p>\n
A partir de agora, todos os servi\u00e7os oferecidos anteriormente pela Embratel \u2014 que desde 2019 estavam voltados para grandes empresas e governo \u2014 passam a ser englobados pela nova marca Claro Empresas<\/strong>, que atuar\u00e1 em duas frentes: grandes corpora\u00e7\u00f5es e setor p\u00fablico, sob a lideran\u00e7a do CEO Jos\u00e9 Formoso<\/strong>, e pequenas e m\u00e9dias empresas, lideradas pela CEO Roberta Godoi<\/strong>.<\/p>\n
A reestrutura\u00e7\u00e3o completa a estrat\u00e9gia de unifica\u00e7\u00e3o iniciada pela Am\u00e9rica M\u00f3vil h\u00e1 mais de uma d\u00e9cada, quando fundiu marcas como Net<\/strong>, Claro TV<\/strong> e Now<\/strong>. Agora, com a aposentadoria da Embratel, a Claro consolida oficialmente sua presen\u00e7a no Brasil com tr\u00eas unidades de neg\u00f3cio<\/strong>: duas voltadas ao mercado B2B<\/strong> e uma de consumo B2C<\/strong>.<\/p>\n
A Claro Empresas, segundo o presidente da Claro Brasil, Jos\u00e9 Felix<\/strong>, chega ao mercado como uma estrutura robusta, capaz de unir tecnologia, conectividade e inova\u00e7\u00e3o digital. O portf\u00f3lio inclui solu\u00e7\u00f5es de nuvem, seguran\u00e7a cibern\u00e9tica, internet das coisas (IoT)<\/strong> e intelig\u00eancia artificial (IA)<\/strong>. \u201cEsse movimento nos d\u00e1 a oportunidade de criar ainda mais conex\u00f5es, descobrir caminhos e inovar de forma que fa\u00e7a sentido e traga resultados\u201d, afirmou Felix.<\/p>\n
A nova fase da empresa ser\u00e1 lan\u00e7ada com uma campanha publicit\u00e1ria que promete marcar essa transi\u00e7\u00e3o hist\u00f3rica.<\/p>\n
A Embratel n\u00e3o foi apenas uma marca de telecomunica\u00e7\u00f5es. Ela tamb\u00e9m marcou \u00e9poca na publicidade brasileira. Ap\u00f3s a privatiza\u00e7\u00e3o da Telebras, no fim da d\u00e9cada de 1990, a Embratel se reposicionou no mercado e ficou eternizada por campanhas protagonizadas pela atriz Ana Paula Ar\u00f3sio<\/strong>, com o inesquec\u00edvel slogan \u201cFaz um 21<\/strong>\u201d.<\/p>\n
As propagandas ajudaram a popularizar o c\u00f3digo de longa dist\u00e2ncia da empresa e tornaram a marca sin\u00f4nimo de chamadas interurbanas no Brasil \u2014 em uma \u00e9poca em que a internet ainda engatinhava e o telefone fixo reinava absoluto.<\/p>\n
Desde que assumiu o controle da Embratel e da Net, a Am\u00e9rica M\u00f3vil tem adotado o caminho da unifica\u00e7\u00e3o de marcas<\/strong>. Em 2012, a Via Embratel<\/strong> foi rebatizada como Claro TV<\/strong>, e a Net<\/strong> foi incorporada \u00e0 Claro em 2019. J\u00e1 o servi\u00e7o de streaming Now<\/strong> deu lugar ao Claro tv+<\/strong> em 2022.<\/p>\n
Com a sa\u00edda da Embratel, o grupo avan\u00e7a em sua vis\u00e3o de uma marca \u00fanica<\/strong>, mais competitiva e adaptada ao mercado digital e \u00e0 transforma\u00e7\u00e3o empresarial em curso no Brasil e no mundo.<\/p>\n
Em 2023, a Claro foi o nono maior anunciante do Brasil<\/strong>, investindo R$ 785,2 milh\u00f5es<\/strong> em m\u00eddia, segundo o ranking da publica\u00e7\u00e3o Meio & Mensagem. A expectativa \u00e9 que a nova campanha da Claro Empresas reforce a presen\u00e7a da operadora tamb\u00e9m no universo corporativo, fortalecendo sua atua\u00e7\u00e3o digital.<\/p>\n
Com o fim da marca Embratel, encerra-se tamb\u00e9m um cap\u00edtulo importante da hist\u00f3ria da telefonia e tecnologia no Brasil<\/strong>. Da telefonia fixa \u00e0s solu\u00e7\u00f5es de dados, a empresa contribuiu para a moderniza\u00e7\u00e3o da infraestrutura nacional de telecomunica\u00e7\u00f5es. Agora, seu legado ser\u00e1 incorporado \u00e0 Claro, que assume a responsabilidade de dar continuidade \u00e0 inova\u00e7\u00e3o e expans\u00e3o dos servi\u00e7os para empresas em todas as escalas.<\/p>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
PIRANOT, Jornal PIRANOT, PIRA NOT, J\u00fanior Cardoso, Not\u00edcias de Piracicaba, Jornal de Piracicaba, G1 Piracicaba A ic\u00f4nica marca Embratel, conhecida por campanhas hist\u00f3ricas como o bord\u00e3o \u201cFaz um 21\u201d, ser\u00e1 oficialmente descontinuada pela Claro ap\u00f3s seis d\u00e9cadas de atua\u00e7\u00e3o no Brasil. A decis\u00e3o marca o fim de uma era na… Continue lendo