Foram 77 mil casos no ano passado, enquanto em 2023 ocorreram 6.215. O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Piracicaba registrou 77.038 casos de dengue em 2024. O número representou aumento de 1.139% em comparação a 2023, quando houve 6.215 casos. As informações são da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Piracicaba (SP), a maior cidade da região, teve 29.441 casos confirmados de dengue em 2024, com 16 mortes, de acordo com a Vigilância Epidemiológica do município. Em 2023, foram 2.956 registros e 3 mortes.
Mosquito transmissor da dengue
Divulgação
As cidades compreendidas pela DRS de Piracicaba são: Águas De São Pedro; Analândia; Araras; Capivari; Charqueada; Conchal; Cordeirópolis; Corumbataí; Elias Fausto; Engenheiro Coelho; Ipeúna; Iracemápolis; Itirapina; Leme; Limeira; Mombuca; Piracicaba; Pirassununga; Rafard; Rio Claro; Rio Das Pedras; Saltinho; Santa Cruz Da Conceição; Santa Gertrudes; Santa Maria Da Serra e São Pedro.
Cenário em Piracicaba em 2025
A coordenadora de Vigilância em Saúde de Piracicaba (SP), Karina Corrêa Contiero, observa que as projeções indicam número expressivo de casos de dengue em 2025, embora inferior ao registrado no ano passado.
“O cenário da dengue é influenciado por diversos fatores, especialmente mudanças climáticas e condições estruturais que favorecem a proliferação do Aedes aegypti. Por isso, é essencial a conscientização e colaboração da população eliminando potenciais criadouros”, reforça.
Como noticiado pelo g1 Piracicaba no último dia (10), um fator que preocupa a administração municipal é a dificuldade em realizar as vistorias nas casas. O índice de pendências alcança os 50%, segundo a prefeitura de Piracicaba.
Vacinação
A aplicação da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos segue em Piracicaba.
Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS.
Vacina contra a dengue.
Reprodução
A imunização ocorre em todas as unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab) e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h.
A imunização é composta por duas doses, ou seja, uma agora e outra com um intervalo de três meses.
✍️Dicas de prevenção
Utilizar repelente, principalmente em lugares fechados;
Eliminar focos de água parada;
Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda;
Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
Limpar sempre as calhas dos canos;
Não jogar lixo em terrenos baldios;
Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;
Não deixar acumular água em pneus;
Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;
Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;
Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.
🗣️Como denunciar
Em Piracicaba, para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação no SIP 156.
Para outras orientações, basta ligar no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.
Descarte irregular de lixo preocupa moradores do Jardim Conceição, em Campinas
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba