Nova estação vai trazer redução das temperaturas mínimas e novas frentes frias. Imagem aérea de Piracicaba
Vagner Santos
O inverno começa oficialmente às 11h58 desta quarta-feira (21), e termina em 23 de setembro, às 3h50. A nova estação vai trazer baixas temperaturas, especialmente à noite e madrugada, e tempo seco na região de Piracicaba (SP), com dias ensolarados.
A estação mais fria do ano, entretanto, pode ser atípica por influência do El Niño, fenômeno meteorológico que eleva as temperaturas. O El Niño, assim como a La Niña, determina mudanças nos padrões de transporte de umidade e, portanto, variações na distribuição das chuvas em algumas partes do mundo — inclusive o Brasil.
LEIA MAIS:
O que é o fenômeno El Niño e como ele vai afetar o inverno
El Niño trará temperaturas e chuvas acima da média em parte do país
O fenômeno dificulta o avanço de frentes frias pelo país, fazendo com que as temperaturas não caiam tanto e que o frio mais intenso dure menos. No entanto, na região de Piracicaba, pode ser que a influência não seja tão forte.
Segundo Angelica Prela Pantano, pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Sudeste está em uma área de transição, então pode ser que seja um pouco afetado pelo El Niño, mas ainda não é possível saber com certeza.
“Isso a gente não consegue saber agora. Ele está só começando, e essa característica dele só vai aparecer em setembro, no início da primavera”, explicou.
Madrugadas geladas
Ainda segundo a pesquisadora, as temperaturas no inverno costumam ser mais baixas à noite e madrugada. Nas próximas semanas a tendência é o frio predominar nesses horários, mas com dias ensolarados.
“É comum as temperaturas à noite ficarem na faixa de 12ºC a 15ºC. Na última semana de junho, começando julho, a gente continua com essas temperaturas baixas. No entanto não tem previsão de chuva, então vão ser dias ensolarados, mas com as noites ainda geladas”, explicou.
Angelica afirmou que não é possível prever se o inverno terá eventos extremos, como geadas, ou se será mais ou menos frio do que o de 2022.
Novas frentes frias
Ainda conforme a pesquisadora, mesmo com dias ensolarados, as temperaturas médias durante o dia devem ser mais baixas conforme avança o inverno. “Durante o dia a gente não vai ter mais essas temperaturas de 26ºC a 28ºC, elas devem ficar na faixa de 24ºC a 25ºC”, afirmou Angelica.
Já na primeira semana de julho está prevista a entrada de uma nova frente fria. “As temperaturas devem cair novamente, na casa de 8ºC a 10ºC, o que para a nossa região ainda é comum.”
Logo em seguida, por volta de 10 de julho, está prevista a entrada de outra frente fria, acompanhada de chuva. Neste caso, segundo Angelica, a sensação pode ser de um frio maior, mas só é possível prever com mais precisão quando estiver próximo.
“E com essa frente que tem essa chuva, provavelmente vem uma massa de ar polar. Se essa massa vier com força, as temperaturas devem cair novamente”, explicou.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
❄️Inverno começa nesta quarta: o que esperar da nova estação na região de Piracicaba?
Adicionar aos favoritos o Link permanente.