Caged: região de Piracicaba cria 1.688 empregos em maio; saldo é 52,8% menor do que há um ano


Cenário de queda acompanha o resultado nacional, que teve redução de 44, frente ao mesmo mês do ano passado. Veja gráficos com desempenhos dos setores e de cada cidade. Carteira de Trabalho
Divulgação Seteq
A região de Piracicaba (SP) gerou 1.688 empregos com carteira assinada em maio deste ano, conforme atualização divulga nesta quinta-feira (19) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Apesar de positivo, o saldo é 52,8% menor do que no mesmo período do ano passado, quando 3.577 vagas foram criadas.
O dado consta do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e representa a diferença entre contratações e demissões.
Segundo o balanço, em abril deste ano, as 18 cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba registraram:
16.754 contratações
15.066 demissões
A queda em comparação a 2022 segue a tendência do cenário nacional, já que o país viu uma redução de 44% frente ao mesmo mês do ano passado.
A região não apresenta saldo negativo de geração de empregos desde dezembro de 2022. Na comparação com os outros meses de 2023, o saldo em maio fica acima apenas do resultado em janeiro, quando foram criados 1.494 postos. Veja o gráfico com o cenário desde maio de 2022:
Resultados por setor
O setor de serviços foi o principal setor responsável pelo saldo positivo da região de Piracicaba em maio. Ao todo, o segmento contabilizou 648 vagas de emprego abertas no mês, o que representa 38,4% dos postos criados na região.
Na sequência, também se destaca a agropecuária, com 514 postos criados. Indústria e comércio também apresentaram resultados positivos. Veja a divisão no gráfico:
Especificamente na cidade de Piracicaba, quem mais contratou em maio também foi o segmento de serviços, com saldo de 231 contratações, seguido de agropecuária, com 136, comércio com 118 e da indústria, com cinco contratações.
Para José Luiz Ribeiro, secretário de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo (Semdettur), o bom resultado do setor de serviços se deve ao desempenho do subsetor de escritório e apoio administrativo, que teve 149 contratações.
Ele também lembrou que das 136 contratações do segmento de agropecuária, 63 vieram do subsetor de agricultura e pecuária, motivado pelo andamento da colheita da safra de cana-de-açúcar.
Saldo por cidade
Das 18 cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba, apenas três registraram saldo negativo de vagas em maio deste ano: Nova Odessa (-49), Elias Fausto (-16) e Ipeúna (-2).
Já o município que mais se destacou entre os saldos positivos foi Santa Bárbara d’Oeste, com 567, seguida por Piracicaba (493) e Limeira (322). Juntas, elas representam 81,9% dos empregos criados no quinto mês do ano . Veja os saldos por cidade:
Saldos de emprego na região de Piracicaba em maio de 2023
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.