Iniciativa anunciada em dezembro e lançada em abril de 2023 tem como objetivo atender cerca de 2,5 mil alunos. Confira lista de unidades. Piracicaba inicia projeto de ensino integral em seis escolas do município
Mais seis escolas da rede municipal vão integrar o Programa de Escola em Tempo Integral (ETI Pira) a partir do dia 26 de julho, em Piracicaba (SP), segundo informou a Secretaria de Educação nesta terça-feira (4). Após o recesso, 18 unidades vão oferecer ensino integral em Piracicaba para 419 alunos dos quintos anos. A expectativa, de acordo com o prefeitura, é converter 39 escolas até o fim de 2023.
Após o dia 26 de julho, passam a oferecer o Ensino de Tempo Integral as seguintes escolas da rede municipal, que atendem cerca de 1.100 alunos:
Escolas Municipal Antonia Benedita Eugênio
Escola Municipal Décio Miglioranza
Escola Municipal Adolfo Basile
Escola Municipal José Pousa de Toledo
Escola Municipal João Oriani
Escola Municipal Irineu Packer
Programa de Educação em Tempo Integral
O Programa de Educação em Tempo Integral (Eti), anunciado em dezembro do ano passado, deve contemplar 90 turmas da rede municipal em 2023, com meta de atender cerca de 2,5 mil alunos.
No evento de lançamento, que ocorreu na Escola Municipal Luiz Cláudio Alves, no Jardim Primavera, a pasta explicou que pretende converter para a modalidade integral turmas de 5º ano de 39 escolas municipais de ensino fundamental. Seis delas já são atendem em tempo integral desde o dia 25 de abril de 2023. A iniciativa foi noticiada pelo g1 Piracicaba e região na ocasião. Veja lista, abaixo.
Escola Municipal Fábio de Souza Maria
Escola Municipal Francisco de Almeida Kronka
Escola Municipal Taufic Dumit
Escola Municipal Ilda Jenny Stolf Nogueira
Escola Municipal Luis Cláudio Alves
Escola Municipal Ada Buzelli Neme
Escola Municipal Luiz Cláudio Alves, no Jardim Primavera, em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
As escolas Ada Buselli Neme, no bairro Tanquinho, e Nathalio Zanotta Sabino, no distrito de Ibitiruna, atenderão todas as turmas em período integral e serão unidades referência do programa.
As outras escolas que terão 5º ano integral são:
Prof. Alberto Thomazi
Antonia Jesuína Camillo Pipa
Prof. Benedito De Andrade
Geraldo Bernardino
Prof. João Batista Nogueira
João Otávio De Mello Ferraciú
José Antonio De Souza
Profª Olívia Capranico
Aracy De Moraes Terra
Francisco Corrêa
Joaquim Carlos Alexandrino De Souza
Maria Benedicta Pereira Penezi
Prof. Mário Chorilli
Prof. Thales Castanho De Andrade
Rachel De Queiroz
Prof. Santo Granuzzio
Prof. André Franco Montoro
Profª Elisabeth Consolmagno Cruz
Enedina Lourenço Vieira
Prof. Francisco Benedicto Libardi
Profª Ida Francez Lombardi
Profª Vilma Leone Dal Pogetto
Wilson Guidotti
José Antonio De Oliveira
Prof. Manoel Rodrigues Lourenço
Maximiano Fermino Gil
Quais serão as atividades?
Sueli Fonseca Alves, coordenadora do programa, explica que durante esse período extra nas escolas, os alunos participarão de atividades diversificadas.
“O período integral vai ser com atividades diversificadas, oficinas de música, dança, e a gente vai ampliando essas oficinas para outras atividades que as crianças tenham interesse”, diz.
Contratações
Para atender a nova demanda, a prefeitura anunciou, também em dezembro, que vai contratar mais 105 professores de ensino fundamental e 40 orientadores de alunos, aprovados em um concurso público realizado no início deste ano. As convocações devem ser publicadas no Diário Oficial nos próximos dias.
Os 105 professores que serão convocados atuarão como professores referência da turma, que têm o papel de diagnosticar as necessidades dos estudantes juntamente com os profissionais que atuam nas salas regulares, elaborar e desenvolver o planejamento das atividades de orientação de estudos.
Também serão responsáveis por acolher, mediar e resolver possíveis conflitos e acompanhar o desenvolvimento das oficinas que serão disponibilizadas através do Eti.
Já os 40 novos orientadores de alunos atuarão como equipe de apoio nos momentos de entrada, saída e intervalo dos alunos nas unidades em que o programa será implementado.
Além dos professores referência e orientadores de alunos, a SME realizará processo de chamamento para a contratação de oficineiros que atuem em diversas áreas.
VÍDEOS: veja outros destaques da região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Seis novas escolas municipais de Piracicaba passam a oferecer ensino integral após férias de julho; veja lista
Adicionar aos favoritos o Link permanente.