Cenário de queda acompanha o resultado nacional, que teve redução de 12,4% frente ao mesmo mês do ano passado. Veja gráficos com desempenhos dos setores e de cada cidade. Carteira de Trabalho e Previdência Social
Marcelo Camargo/Agência Brasil
A região de Piracicaba (SP) gerou 2.504 empregos com carteira assinada em abril deste ano, conforme atualização divulga nesta quarta-feira (31) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Apesar de positivo, o saldo é 9,1% menor do que no mesmo período do ano passado, quando 2.504 vagas foram criadas.
O dado consta do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e representa o saldo líquido (contratações menos demissões) da geração de empregos formais.
Segundo o balanço, em abril deste ano, as 18 cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba registraram:
16.491 contratações
13.987 demissões
A queda em comparação a 2022 segue a tendência do cenário nacional, já que o país viu uma redução de 12,4% frente ao mesmo mês do ano passado.
Na comparação com os outros meses de 2023, o saldo em abril é o segundo melhor, ficando atrás apenas em relação a fevereiro, quando foram criados 3.286 novos postos de trabalho. Veja o gráfico com o cenário dos últimos 12 meses:
Resultados por setor
A agropecuário foi o principal setor responsável pelo saldo positivo da região de Piracicaba em abril. Ao todo, o segmento contabilizou 1.029 vagas de emprego abertas no mês, o que representa 41,1% dos postos criados na região.
Secretário de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo (Semdettur) de Piracicaba, José Luiz Guidotti Júnior explica que o bom resultado da agropecuária em abril se deve ao início da safra.
“Destas 222 contratações [do setor em Piracicaba], 104 vieram da contratação com a ocupação no trabalho de mecanização, o que revela que o setor estava se preparando para o plantio das sementes”, frisou o secretário.
Serviços, indústria e comércio também tiveram resultados positivos, enquanto a construção teve resultado negativo. Veja a divisão no gráfico:
Saldo por cidade
Das 18 cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba, apenas três registraram saldo negativo de empregos criados em abril deste ano: Cordeirópolis (-62), Cosmópolis (-10) e Rafard (-2).
Já o município que mais se destacou entre os saldos positivos foi Santa Bárbara d’Oeste, com 520 oportunidades geradas no quarto mês de 2023. Veja os saldos por cidade:
Saldos de emprego na região de Piracicaba em abril de 2023
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Caged: região de Piracicaba cria 2.504 empregos em abril, mas saldo é 9,1% menor do que há um ano
Adicionar aos favoritos o Link permanente.