Espetáculo “Rogério, venha ver a travesti” abre série de eventos, a partir deste sábado (3), em Rafard (SP), cronograma se estende nas duas cidades durante mês de junho. Espetáculo ‘Rogério, Venha ver a Travesti!’ abre série de eventos da 1ª Parada LGBTQIA+ de Capivari
Divulgação/Prefeitura de Piracicaba
Capivari(SP) e Rafard (SP) recebem uma série de atividades socioculturais durante a programação da 1ª Parada LGBTQIA+ de Capivari, a partir deste sábado (3). O cronograma de eventos, que se estende durante o mês de junho, inclui espetáculo teatral, festa, ato ecumênico, bate-papo e palestras sobre direitos, políticas públicas e conceitos acerca da diversidade sexual. Confira, abaixo, mais detalhes da programação nas duas cidades:
O monólogo “Rogério, venha ver a travesti”, será apresentado neste sábado (3), às 19h, no Centro Cultural Júlio Henrique de Rafard (SP). A entrada é gratuita. A tragicomédia teatral abre a programação oficial da 1ª Parada LGBTQIA+ de Capivari, que será realizada no final de semana dos dias 17 e 18 de junho, em Capivari.
“O espetáculo, que é uma inciativa do Movimento Capivari Sem Preconceito (MOVCASP), de Capivari (SP) e Rafard (SP), e o Coletivo Teatral da ONG Casvi, de Piracicaba (SP), marca o início da parceria político-cultural entre os dois coletivos, que querem unir os municípios da região na luta contra o preconceito e a homofobia – ou LGBTIfobia – para sermos mais corretos)”, afirmam os organizadores do evento.
Peça ‘Rogério, venha ver a Travesti!’ integra programação do evento em Rafard
Anselmo Figueiredo/Divulgação
Teatro: “Rogério, venha ver a travesti!”
Com duração de 50 minutos e direção é de Carlos ABC, o monólogo é encenado pelo próprio autor, Anselmo Figueiredo. O espetáculo conta a história pessoal de Cido, uma pessoa transgênero que questiona sua família e vida. A trama convida o público a uma reflexão sobre a questão da diversidade sexual e suas diferentes expressões.
“A peça propõe um olhar mais realista e ao mesmo tempo emocional sobre as cores do arco-íris – e traz os dilemas de pessoas que possuem uma orientação sexual e identidade de gênero diferente do padrão, que hoje é chamado de “cis heteronormativo e binário de gênero”, ressalta a organização.
Anselmo Figueiredo será um dos palestrantes durante programação da 1ª Parada LGBTQIA+ de Capivari
Thomaz Fernandes/G1
Bate-papo
Após o espetáculo, haverá um bate-papo com o diretor e ator Anselmo Figueiredo, com a estilista Malu, travesti e líder do MOVCASP, e a atriz e diretora de teatro Vivian Ui, diretora da Cia Ui de Teatro.
As atividades da 1ª Parada LGBTQIA+ de Capivari recebem o apoio da Ong Casvi de Piracicaba (SP), do Fórum Paulista LGBT, da Companhia Ui de Teatro. A Prefeitura de Rafard também apoia o Movimento no intuito de promover a inclusão social na região.
O conjunto do movimento, que emerge em Capivari e Rafard, integra o calendário oficial de lutas contra a LGBTIfobia e diferentes formas de preconceito.
Instituto Federal de Capivari será um dos espaços de programação da 1ª Parada LGBTQIA+ de Capivari
IF Capivari/Divulgação
Calendário Nacional e Internacional
O Dia Internacional de Combate a LGBTIfobia foi fixado no dia 17 de maio de 1990, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou da Classificação Internacional de Doenças (CID) o termo “homossexualismo”.
No Brasil e no Estado de São Paulo, foram instituídos no ano de 2010 o Dia Nacional e o Dia Estadual de Luta contra a Homofobia, ambos através de Decretos do Poder Público.
Câmara dos Vereadores de Capivari receberá palestras que integram agenda da 1ª Parada LGBTQIA+ da cidade.
Fernanda Zanetti/G1
Calendário Local
Em Capivari, a Semana Municipal de Apoio às Diversidades e Combate às Intolerâncias se dá por meio da Lei Orgânica do Legislativo Municipal de 2022, que definiu a semana do dia 15 de junho como o período do ano dedicado às mobilizações pela causa.
Confira programação completa da 1ª Parada LGBTQIA+ de Capivari
Sábado: 3 de junho, às 19h
Espetáculo Teatral”Rogério, venha ver a travesti!”, no Centro Cultural Júlio Henrique de Raffard, que fica na Avenida São Bernardo, S/N – Rafard (SP) — Fone: (19) 3496-1438. Entrada gratuita.
Para contatar integrantes da equipe organizadora pelas redes sociais: Anselmo Figueiredo (@figueiredoanselmo); Carlos ABC (@carlosabcpira); Malu (@malumalumulher); Vivian Ui (@uivivian)
Segunda-feira: 5 de junho, às 19h
Palestra “Politicas Públicas para LGBTI,” com a Dra. Heloísa Gama Alves, Presidenta da Comissão da Diversidade Sexual da OAB São Paulo, na Sede da 71a Subseção da OAB – Capivari (SP)
Terça-feira: 13 de junho, às 19h
Palestra “Racismo e Intolerância Religiosa” – Palestrantes: Prof. Dr. Adelino Francisco de Oliveira e Profa. Lorena Faria, no Instituto Federal de São Paulo – IFSP / Unidade Capivari
Sexta-feira: 16 de junho, às 14h
Palestra “Diversidade Sexual – Conceitos de Orientação Sexual e Identidade de Gênero e a sopa de letrinhas LGBTQIAPN+”, com Anselmo Figueiredo, Coordenador Geral da ONG Casvi de Piracicaba e membro da Executiva do Fórum Paulista LGBT, no Instituto Federal de São Paulo – IFSP / Unidade Capivari
Sexta-feira, 16 de junho, às 19h
Palestra “Direitos LGBTI na legislação brasileira (Criminalização da LGBTIfobia, Lei Estadual 10.948/2001, União Civil entre pessoas do mesmo sexo, retificação do nome de pessoas trans; etc”, com o Doutor Dimitri Sales, Presidente do Condepe – Conselho Estadual dos Direitos da pessoa humana, na Câmara de Vereadores de Capivari
Sábado: 17 de junho
Festa “Descontrolada”
Domingo: 18 de junho, às 10h
Ato Ecumênico na Praça Central de Capivari, na Rua Regente Feijó, 251-267 – Centro, onde acontece também a 1ª Parada LGBTQIA+, a partir das 15h00
Domingo: 18 de junho, às 15h
1ª Parada LGBTQIA+ de Capivari no platô da praça central de Capivari, na Rua Regente Feijó, 251-267 – Centro.
VÍDEOS: Fique por dentro do que acontece nas cidades
Veja mais notícias no g1 Piracicaba
Teatro, festa, ato ecumênico e palestras sobre diversidade e direitos integram programação da 1ª Parada LGBTQIA+ de Capivari
Adicionar aos favoritos o Link permanente.