5G: Região de Piracicaba tem 16,4 mil kits de antena digital gratuitos ainda não solicitados por pessoas de baixa renda; saiba como pedir


Equipamento é necessário para que a parabólica siga funcionando após a implantação da internet com conexão mais rápida em cada cidade. 5G já está liberado para 16 cidades da região. Famílias podem agendar a troca para a antena parabólica digital
Siga Antenado
A região de Piracicaba (SP) tem 16,4 mil kits de antena parabólica digital gratuitos que ainda não foram solicitados por pessoas de baixa renda. O equipamento é necessário para que o sinal de TV aberta dessas casas continue funcionando após a implantação da conexão 5G nestas cidades.
Quem não realizar a troca poderá enfrentar interferências, como chuviscos, chiados, imagem travada ou até interrupção do sinal. Isso acontece porque o 5G opera na mesma frequência da parabólica tradicional, a Banda C. Já o equipamento digital opera em outra faixa, a Banda Ku.
Na região a quantidade de pessoas que já solicitaram seu kit, via agendamento, representa 9,7% do total que tem direito. Já se considerado o total de kits instalados, o percentual é ainda menor, de 5,7%. Veja os dados por cidade abaixo:
Kits gratuitos de antena digital já agendados e instalados na região de Piracicaba
Como solicitar?
Famílias de menor renda inscritas em programas sociais do governo federal e que já tenham a antena parabólica tradicional em pleno funcionamento têm direito à instalação gratuita do equipamento digital.
A substituição é realizada pela Siga Antenado, Entidade Administradora da Faixa criada por determinação da Anatel, responsável por apoiar a população durante a migração para o sinal das parabólicas digitais. A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.
Para saber se você tem direito, basta acessar o site do Siga Antenado ou ligar para 0800 729 2404, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h, com o CPF ou NIS em mãos.
A qualidade da imagem é melhor?
De acordo com Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado, a nova parabólica digital tem melhor qualidade de imagem, de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi.
“É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito e o que precisam fazer para migrar para a nova tecnologia”, afirma.
Quem não precisa fazer a migração?
As famílias que utilizam outros sistemas de recepção para assistir televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no alto da casa), antena digital interna ou TV por assinatura não precisam se preocupar, pois não haverá qualquer mudança em seus equipamentos.
16 cidades com 5G já liberada
A região de Piracicaba já tem 16 cidades com a internet 5G liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que é mais rápida que a disponível atualmente. Confira abaixo quais são elas:
Águas de São Pedro
Charqueada
Cordeirópolis
Cosmópolis
Elias Fausto
Engenheiro Coelho
Ipeúna
Limeira
Mombuca
Nova Odessa
Piracicaba
Rafard
Rio das Pedras
Saltinho
Santa Bárbara d’Oeste
São Pedro
No entanto, a liberação pela Anatel não significa a disponibilização dessa nova velocidade de internet imediatamente. A atualização das chamadas Leis das Antenas pelas prefeituras é pré-requisito para a chegada do 5G, que vai oferecer uma navegação até 100 vezes mais rápida.
Um levantamento da InvestSP com base em dados da Anatel, de abril, mostrou que quatro cidades da região ainda precisavam realizar essa adequação.
Após essa etapa, as operadoras de telecomunicações investem na infraestrutura da rede, já que o 5G exige até 10 vezes mais antenas que o 4G.
G1 Explica: a revolução do 5G
Infográfico mostra vantagens do 5G em relação ao 4G.
Wagner Magalhães/Arte G1
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.