Tradicional duelo de rimas faz circuito comemorativo em três cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba e Região com seletivas de MC’s e oficinas de produção cultural. Batalha Central de Piracicaba celebra 14 anos com programação comemorativa em quatro cidades da região.
Jaqueline Altomani/Batalha Central
A Batalha Central, o tradicional duelo de rimas de Piracicaba (SP), celebra 14 anos de existência em junho deste ano com um circuito comemorativo em três cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba e Região.
A programação inclui seletivas de MC’s, atividades educativas, discotecagem, shows de rappers do interior de São Paulo, oficinas e formação em produção cultural a partir deste domingo (4). Todos os eventos são gratuitos. Veja mais detalhes, abaixo, de como participar.
O encerramento fica por conta do show de Garnet e Peqnoh, idealizadores da Batalha Central, retomam a dupla de rap para apresentação única em Piracicaba
Batalha Central/Divulgação
O circuito de aniversário da Batalha Central ocorre em quatro cidades, de 4 a 25 de junho: Piracicaba (SP), Limeira (SP), Santa Bárbara d’Oeste (SP) e Rio Claro (SP). Nos dias 2 e 6 de julho ocorrem oficinas de produção e formação cultural.
A Praça José Bonifácio, no Centro de Piracicaba, será palco da grande final do duelo de rimas, no dia 25 de junho, data oficial de aniversário da Batalha Central, quando também haverá feira de economia criativa e discotecagem.
Os idealizadores da Central, Garnet e Peqnoh, farão a apresentação de encerramento do circuito, no dia 25 de junho, momento em que retomam a dupla de rap para uma apresentação única.
Garnet e Peqnoh, idealizadores da Central, fazem apresentação de encerramento do circuito comemorativo de aniversário da Batalha em Piracicaba
Batalha Central/Divulgação
Seletiva de MC’s
Em cada domingo de junho, uma cidade diferente recebe uma edição do circuito. Nessa fase, o objetivo principal, segundo a organização, é realizar seletivas de MC’s para participação da grande final da batalha de aniversário da Central, que será no dia 25 de junho em Piracicaba.
Ao todo, 48 MC’s participarão das seletivas e apenas 12 disputarão a final, que será composta por mais 4 participantes de Piracicaba. Os duelos de rimas classificatórios são organizados em parceria com as batalhas locais.
Batalha Central de Piracicaba comemora 14 anos de existência com programação em quatro cidades da região
Jaqueline Altomani/Batalha Central
Atividade formativa sobre produção cultural
Com o objetivo de facilitar o acesso aos conteúdos sobre produção cultural independente, o aniversário da Batalha realizará uma formação sobre o assunto no dia 02 de julho, na Casa do Hip Hop de Piracicaba. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas nas edições de seletiva em todas as cidades participantes.
A formação será ministrada pelas produtoras Jaqueline Altomani e Júlia Madeira. A participação é aberta para aqueles que têm interesse em ingressar na área de produção cultural.
Depois da formação, as produtoras apresentarão uma live com detalhes sobre o processo de escrita do projeto do aniversário da Central no ProAc Editais. A transmissão ao vivo será no dia 6 de julho no Youtube do Instituto Terra Mater.
Julia madeira, criadora da Rotas Afro Campinas e Piracicaba, será uma das palestrantes das oficinas de formação, junto com Jaqueline Altomani
Robson Ribeiro
Sobre a Batalha Central
A Batalha Central é uma batalha de rimas independente que surgiu em 2009 para fomentar a cena hip hop em Piracicaba. O movimento, que vai muito além das rimas e improvisos, se tornou um espaço de educação e conhecimento.
A Central acontece todo segundo domingo do mês na Praça José Bonifácio, no Centro da cidade. As divulgações acontecem pelo Instagram.
Confira, abaixo, a programação completa do circuito
04 de junho – Seletiva Rio Claro
Local: Estação Cultural
15h – Oficina de introdução ao graffiti e produção de stickers com Isadora Nascimento
16h – Discotecagem com DJ Pôke
17h – Batalha de rimas
19h – Pocket show Gabriel Okan
11 de junho – Seletiva Limeira
Local: Palco da Hípica (Parque Cidade)
15h – Oficina de produção cultural com Satrina
17h – Batalha de rimas
19h – Pocket show OKZO
18 de junho – Seletiva Santa Bárbara d’Oeste
Local: CEU das Artes
15h – Oficina de produção cultural com Danilo Abreu
17h – Batalha de rimas
19h – Pocket show Plena Rap
25 de junho – Aniversário da Central (Piracicaba)
Local: Coreto da Praça José Bonifácio
15h – Feira de economia criativa
15h – Discotecagem
17h – Batalha de MC’s
20h – Show Daniel Garnet e Peqnoh
21h – Encerramento
2 de julho – Atividade formativa intermunicipal sobre produção cultural
Local: Casa do Hip Hop de Piracicaba
Horário: 14h
Vagas limitadas – Inscrições nas edições de seletivas
6 de julho – Live produção cultural
As produtoras Jaqueline Altomani e Júlia Madeira dão detalhes sobre a escrita do projeto da Central no ProAc Editais
Onde: Canal do Youtube do Instituto Terra Mater
Horário: 19h30
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba