Problema acontece no bairro Teodoro de Souza Barros. No local, materiais de construção, pedaços de madeira, sofás, entulho e outros resíduos se acumulam próximo da vegetação. Lixo e entulho em locais irregulares incomodam moradores de São Pedro
Moradores do bairro Teodoro de Souza Barros, em São Pedro (SP), têm sofrido com um problema de acúmulo e descarte irregular de resíduos. Segundo eles, um lixão está se formando ao final da Rua João Maria Bontorrim, próximo a uma área ambiental.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
O problema foi denunciado por um dos moradores do bairro, que enviou imagens e detalhes sobre a situação à EPTV, afiliada da TV Globo. Nas fotos, é possível ver acúmulo de pedaços de madeira, sofás, roupas, entulhos, móveis e mais sujeira.
A reportagem esteve no local para mostrar melhor a situação e conversou com os moradores próximos ao local onde ocorre o descarte clandestino dos resíduos.
Os materiais e o lixo se espalham em meio a área de mata e a vegetação no local. Ao lado do lixão, também há uma galeria de água, onde é possível ver que os resíduos já estão caindo.
Acúmulo de lixo próximo a área ambiental em São Pedro
Edijan Del Santo/EPTV
Moradores reclamam
Quem mora próximo ao local onde o lixo tem se acumulado sofre com as consequências. A dona de casa Raquel Vieira demonstrou descontentamento com a situação.
“Muito difícil. A gente fica chateada. Eu até coloquei minha casa para vender, para sair daqui, porque é muito ruim né”, reclama a moradora.
Larissa Desirre Andrede, que também mora próximo ao lixão, afirmou que, em alguns momentos, as pessoas jogam lixo no local e ateiam fogo em seguida. “Faz bastante fumaça. E uma vez quase pegou fogo na casa da vizinha”, conta.
Outro morador se mostrou descrente sobre a limpeza no local, já que outras pessoas insistem e voltam a descartar resíduos de forma indevida.
“A prefeitura vem e limpa, e a turma vem e joga [lixo], não adianta limpar. Falta bastante consciência”
Outros pontos
A prefeitura de São Pedro instalou, no início de 2023, câmeras de segurança em alguns pontos para tentar impedir o descarte irregular de lixo. Na Rua Sylvio Anacleto dos Santos, onde uma das câmeras está, não há nenhum resíduo jogado.
No entanto,, mais à frente, na Estrada do Capim Fino, é possível encontrar diversos pontos onde há lixo, entulhos, móveis e mais resíduos descartados clandestinamente
Em outro ponto da estrada, foi instalada uma placa da prefeitura que indica que é proibido jogar lixo ali, mas o aviso foi ignorado e os materiais se espalham logo abaixo.
O oficial de manutenção Ademar dos Santos reclamou da falta de conscientização das pessoas e disse que sempre tenta limpar a estrada.
“É um desrespeito, né? A gente tá sempre limpando, sempre passo com a caminhonete aqui e se tem animal morto eu levo e enterro. Eles jogam sem pensar em nada, nem a câmera resolveu, o pessoal não respeita”, conta o motorista.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de São Pedro reforçou que tem compromisso com o combate ao descarte irregular de resíduos, e que identificou 21 pontos viciados onde há essa prática clandestina desde 2021. Até o momento, dez destes pontos foram eliminados.
A prefeitura também disse que oferece duas alternativas gratuitas de descarte regular, por meio de dois ecopontos, e que avalia o reforço do monitoramento com câmeras. Só em 2024, a prefeitura emitiu 11 notificações e aplicou 11 multas.
A Coordenadoria de Meio Ambiente também disse que possui um cronograma de limpeza destas áreas e se organizou para atuar nos pontos denunciados na reportagem.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba