Jovem de 17 anos viraliza ao construir simulador de direção com sucata e é recebido no Confea pelo presidente Vinicius Marchese

PIRANOT, Jornal PIRANOT, PIRA NOT, Júnior Cardoso, Notícias de Piracicaba, Jornal de Piracicaba, G1 Piracicaba

Foto: Confea

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro Vinícius Marchese, recebeu em Brasília nesta semana o jovem Lucca Salgueiro, de 17 anos, que viralizou nas redes sociais por sua criatividade e engenhosidade ao construir um simulador de direção com materiais simples e apenas R$ 80. O garoto, morador de Pirassununga, uma das cidades que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba, a RMP, sonha em ser engenheiro mecânico e impressionou pela determinação e talento ao transformar sucata em uma ferramenta funcional, conquistando a admiração de profissionais da área e de milhares de internautas.

“Ver jovens como o Lucca com tanto potencial é inspirador. Ele é a personificação do futuro da engenharia que queremos para o nosso país: inovador, criativo e comprometido. Tenho certeza de que ele trilhará um caminho brilhante como engenheiro”, afirmou Vinícius Marchese durante o encontro no Confea.

No final de 2024, Lucca Salgueiro chamou atenção nas redes sociais quando sua mãe, Luana Salgueiro, publicou um vídeo mostrando o simulador de direção que ele criou para jogar videogame. Sem condições de comprar um modelo profissional, o jovem construiu seu próprio “cockpit” usando um móvel de cabeceira, pedais, madeira, corda, canos de PVC, um volante e um controle de Playstation 4.

O projeto, que custou apenas R$ 80, rapidamente viralizou, destacando a criatividade e habilidade do adolescente. “Criar soluções é algo natural para ele. Desde pequeno, Lucca sempre foi muito curioso e criativo. Ele sempre estava desmontando e construindo coisas”, contou a mãe.

Além do simulador, o histórico de invenções de Lucca é impressionante. Ele já transformou caldo de cana em cachaça, construiu um compressor de ar com materiais reciclados e até inventou um varal para recolher pregadores inspirado em movimentos do basquete, esporte que ele pratica.

Um sonho que começou cedo

Cursando o último ano do ensino médio, Lucca já decidiu sua profissão: será engenheiro mecânico. Inspirado pelo avô, engenheiro eletricista e de telecomunicações, e pelo padrinho, engenheiro aeronáutico, ele cresceu cercado de exemplos na área.

Desde criança, ele já demonstrava habilidade com máquinas e ferramentas, ajudando o avô a cuidar de tratores na fazenda e aprendendo sobre manutenção de motores. Sua paixão pela engenharia também se reflete em hobbies como a pescaria, que ele utiliza para aprimorar técnicas de precisão e paciência, e o basquete, que lhe inspira na criação de projetos.

“Cheguei a pensar em ser arquiteto, porque gosto muito de desenhar, mas a engenharia sempre falou mais alto”, afirmou Lucca.

Inspiração para o futuro

Durante o encontro no Confea, Vinícius Marchese destacou a importância de reconhecer e valorizar jovens talentos como Lucca, que podem contribuir para alavancar a engenharia no Brasil. “A criatividade e o empenho do Lucca mostram que o Brasil tem um enorme potencial na juventude. Ele é um exemplo de que a engenharia está em todos os lugares, transformando sonhos em realidade. Nosso papel como engenheiros é incentivar e abrir caminhos para que talentos como ele possam se desenvolver ainda mais”, disse Marchese.

Além de homenagear Lucca, Marchese reforçou o compromisso do Confea em apoiar iniciativas que estimulem o interesse de jovens pela engenharia, promovendo eventos, programas e parcerias que aproximem as novas gerações das áreas técnicas e tecnológicas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.