Local que serviria como centro de treinamento para competições, foi planejado pelo medalhista olímpico, mas nunca chegou a funcionar. Prefeitura diz que busca convênios para conclusão de obras. Planejada há 13 anos, obra de polo aquático em Santa Bárbara d’Oeste está abandonada
O Polo Aquático “César Cielo” de Santa Bárbara d’Oeste (SP), que começou a ser construído em 2010 com objetivo de servir como centro de treinamento e competições, nunca foi inaugurado e está longe de ser utilizado por moradores da cidade. Com previsão de entrega para 2012, mais de dez anos depois, a situação do local inacabado é de abandono, com mato alto e sem manutenção. Leia mais na reportagem, abaixo.
Prefeitura disse, em nota, que busca convênios com Governos Estadual e Federal para finalizar obras e que apenas áreas das piscinas estão inacabadas.
Com parte das verbas do Governo Federal, a Prefeitura de Santa Bárbara chegou a investir R$ 4,5 milhões desde que a construção do Polo Aquático começou há mais de dez anos. Atualmente, as obras estão paradas. O local, que tem mais de 3,7 mil metros de área construída, fica cercado por um alambrado.
A reportagem da EPTV, afiliada da Globo para Piracicaba e Região, percorreu as dependências do espaço e mostra as condições da construção nesta segunda-feira (12).
LEIA MAIS
Piscina projetada por César Cielo tem dois anos de atraso em Santa Bárbara
O Polo Aquático, batizado com o nome do campeão olímpico César Cielo, nascido na cidade, fica dentro do Complexo do Ginásio Municipal de Santa Bárbara d’Oeste e nunca foi inaugurado.
Referência nacional
O espaço foi idealizado por ele e a expectativa, na época, era que o município se tornasse uma referência nacional na preparação de atletas de alto rendimento.
A piscina foi planejada em uma área de 3,6 mil metros quadrados com arquibancada, sala de treinamento e vestiário. A dimensão é a oficial para padrões mundiais, de 25 metros de comprimento por 2,5 metros de profundidade.
Construção de Polo Áquatico de Santa Bárbara d’Oeste tem atraso em obras e situação de abandono
Edijan Del Santo/EPTV
O local onde deveria funcionar o Polo Aquático fica entre a Secretaria de Meio Ambiente e o Centro Complexo do Ginásio Municipal de Santa Bárbara d’Oeste.
O produtor da EPTV, Edijan Del Santo, entrou no espaço e constatou as más condições do espaço. Moradores da região lamentam a situação de abandono no local.
A moradora Alessandra Farias ressaltou os riscos que o acúmulo de água nas piscinas pode representar, uma vez que o local se torna fácil criadouro do mosquito Aedes, transmissor da dengue.
Moradores de Santa Bárbara d’Oeste lamentam situação de abandono em obra inacabada de Polo Aquático
Reprodução/EPTV
“As piscinas ficam abandonadas e quando chove acumula água. Nesses tempos, as equipes de controle da dengue avisaram sobre casos da doença no bairro. Eu questionei que eles passam nas casas, mas não adianta se as piscinas ficam daquele jeito”, criticou.
“É preciso tomar uma providência, faz muito tempo que está parado. Se contar que é um desperdício, é uma obra que está lá à toa. Tenho dó quando”, acrescentou.
A empresária Dilcéia também lamentou o fato de o Polo Aquático continuar inutilizado.
“Tenho dó quando vejo isso aqui que não foi acabado. Como todo Barbarense, gostaria que a obra fosse refeita ou que se desse continuidade porque temos coisas lindas aqui”, disse.
Área de construção de Polo Aquático em Santa Bárbara d’Oeste tem mais de 3,7 mil metros
Reprodução/ EPTV
Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste disse que o projeto teve início em 2009 e apresentou inúmeras falhas, como o fato de não ter vestiários para usuários da piscina olímpica, na época.
“Mesmo assim, a obra teve seu início em 2011 e foi paralisada depois que a empresa responsável pela construção ter tido problemas para a execução do projeto”, explicou
Em 2013, a Prefeitura rescindiu o contrato com essa primeira empresa e manteve negociações com o Governo Federal.
Com a demora nas tratativas, o município decidiu comprar a obra e interromper o contrato com o Governo Federal. Segundo a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, de todas as estruturas existentes no local, que tem mais de 3.750 metros de área construída, apenas a piscina ainda não foi finalizada.
A prefeitura disse também que o município busca novos convênios com os Governos Federal e Estadual, mas ainda não há data definida para conclusão.
Sobre a limpeza do espaço, a Administração Municipal disse que o local é vistoriado constantemente pela Secretaria de Saúde, eliminando possíveis focos de dengue.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba
Batizado com nome de César Cielo, polo aquático previsto para 2012 tem obra inacabada e situação de abandono em Santa Bárbara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.