
Previsão é de início da cobrança em novembro de 2026. Governador diz que a concessão está em período de consulta pública e que ainda são possíveis alterações a partir de diálogos. ‘A gente vai estudar’, diz Tarcísio sobre anúncio de três pórticos de pedágio na SP-304
Os valores das tarifas dos novos pedágios previstos na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) e Rodovia Maria da Graça Martins (SP-135), a Estrada Velha de Tupi, na região de Piracicaba (SP), vão variar entre R$ 1,26 e R$ 3,48, inicialmente.
Os valores estão previstos em um estudo com estimativa de demanda e receita, disponibilizado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado.
As cobranças estão previstas a partir de novembro de 2026. A previsão é de que, a partir do quarto e quinto ano de concessão as tarifas tenham aumentos. No 30º ano, os valores vão variar entre R$ 1,32 e R$ 4,01, segundo o estudo. Veja no quadro:
Como vai funcionar o pagamento?
Os pórticos vão funcionar no sistema free flow. Nele, a cobrança será efetuada através da leitura das mesmas TAGs utilizadas em cabines automáticas de pedágio no sistema atual.
A cobrança é feita direto na fatura da TAG das operadoras de pagamento automático de pedágio, autorizadas pela agência reguladora. Quem utilizar a TAG eletrônica terá um desconto automático de 5%, segundo o governo estadual.
Para os usuários sem TAG, o sistema faz a leitura da placa e o valor da passagem estará disponível para pagamento em 48 horas. A tarifa deverá ser paga até um determinado tempo, pela plataforma FF, a ser disponibilizada, ou outros meios, como WhatsApp e aplicativo da concessionária.
Pórtico de pedágio Free Flow
Divulgação/ EcoNoroeste
Governador promete diálogo
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicamos), prometeu diálogo sobre a implantação de novos pedágios, não descartou alterações no edital e afirmou que vai estudar o caso dos três pórticos de cobrança previstos na SP-304.
Legislativos da região se mobilizam contra pedágios em Piracicaba, Santa Bárbara e Americana
As afirmações foram feitas durante visita a Campinas (SP), nesta sexta-feira (21), para lançamento do Projeto Guri e entregas de título de regulação fundiária e do Palácio da Justiça à Prefeitura.
“A gente vai estudar. A 304 tá em boas condições? Não. É isso que a gente tem que pensar. Vale a pena botar muito dinheiro lá? Aí, o pessoal já confunde: ‘tem tantas praças’. Não, não tem tantas praças, são pórticos. Porque a lógica mudou. A lógica agora é do free flow. Então, se você tem uma área que tem entradas e saídas, você coloca pórticos. O que faz mais sentido? Você ter quatro pórticos de R$ 1 ou ter uma praça de R$ 15? Porque qual é a lógica do free flow? É você pagar os quilômetros rodados. É a justiça tarifária”, argumentou.
Governador Tarcísio de Freitas promete diálogo com prefeitos sobre novos pedágios em rodovias
‘Vamos trabalhar isso com os prefeitos’
Ele afirmou que o lote de concessão está em período de consulta pública e que ainda são possíveis alterações a partir de diálogos.
“Para quem acompanha concessões, vai ver que as consultas públicas são vivas. Nenhuma concessão sai do jeito que entrou de uma consulta pública. Então, a ideia é justamente ouvir: ‘pô, isso aqui não faz sentido, isso aqui é importante, isso aqui garante sustentabilidade sistêmica, isso aqui não, esse trecho pode sair, aqui eu posso tirar, aqui eu não posso’. […] Nós vamos conversar isso, nós vamos trabalhar isso com os prefeitos e a gente trabalha na base do diálogo”.
Tarcísio também defendeu que esse é o único caminho para trazer o montante de investimento previsto para as rodovias incluídas nos lotes de concessão, cuja previsão é de R$ 16 bilhões.
“As pessoas precisam entender o que elas querem. Eu quero qualidade, eu quero investimento, ou eu não quero investimento? Se não for dessa forma, como é que a gente financiar isso? Por que nós temos boa qualidade de rodovia? É isso que a gente tem que parar para pensar. É isso que a gente tem que discutir. A gente não pode levar em consideração que a concessão necessariamente é ruim. Não, é boa. Traz investimentos”.
A concessão ainda incluirá trechos das rodovias SP-215, SP-333, SP-338, SP-340, SP-344, SP-346, SP-350 e SPI-225/342, atravessando, também, as cidades de Aguaí, Cajuru, Casa Branca, Cravinhos, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Itobi, Mococa, Mogi Guaçu, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Serrana e Vargem Grande do Sul.
Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), em Santa Bárbara d’Oeste
Fernando Jacomini/ g1
Investimentos previstos
Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (SPI), o projeto prevê investimento de R$ 6 bilhões que inclui 60 km de duplicações, 53 km de faixas adicionais e terceiras faixas, 118 km de acostamentos ampliados ou implantados e 32 km de marginais.
Além disso, prevê 17 passarelas, 23 novos pontos de ônibus, 15 dispositivos de acesso e 69 novas obras de arte.
O governo estadual também afirma que a concessão terá um impacto direto na economia regional, com a criação de mais de 7 mil empregos diretos e indiretos.
A publicação do edital está prevista para julho de 2025, com o leilão programado para novembro e a assinatura do contrato em janeiro de 2026. A instalação dos pórticos do pedágio eletrônico ocorrerá a partir de novembro de 2026.
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