Respeito a medidas de segurança previstas em AVCB evitou incêndio de grande proporção em prédio de Piracicaba, aponta Bombeiros


Causas das chamas ainda são desconhecidas; fogo atingiu uma das unidades residenciais de edifício na Rua Voluntários de Piracicaba nesta terça-feira (13). Incêndio atinge apartamento em edifício no Centro de Piracicaba
Gabriela Ferraz/EPTV
O respeito às medidas de segurança previstas no Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) foram essenciais para que o incêndio, que atingiu o apartamento de um edifício no Centro de Piracicaba (SP), não tenha tomado grandes proporções, segundo afirmou o 1º Tenente Lucas Félix da Silva, na tarde desta terça-feira (13), após os trabalhos de contenção das chamas.
De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas com certa facilidade e não houve vítimas por possíveis queimaduras ou por intoxicação por fumaça. Houve danos materiais no apartamento do sexto andar.
As causas do incêndio ainda são desconhecidas. Um laudo deverá ser feito pelas equipes da perícia técnica. Equipes da Defesa Civil também estiveram no local.
LEIA MAIS
Corpo de Bombeiros esclarece dúvidas sobre processo para conseguir AVCB
O 1º Tenente do Corpo de Bombeiros de Piracicaba, Lucas Félix da Silva, explicou que as chamas foram controladas pelas equipes direcionadas ao edifício. O fogo não se espalhou por outras unidades residências ou andares do edifício.
“Um dos fatores que colaboraram para que o incêndio não tomasse proporções maiores foram as medidas de segurança existentes no edifício, conforme pedimos no Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Um delas foi a escada pressurizada, que tirou toda fumaça dos andares em que não havia incêndio. Isso auxiliou a não ter vítimas de intoxicação por fumaça”, especificou.
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é obrigatório para edifícios residenciais e comerciais, bem como condomínios. O documento atesta se o imóvel cumpre normas de segurança contra incêndio segundo orientação de órgãos competentes.
Prédio do Centro de Piracicaba é evacuado após incêndio atingir um dos apartamentos
Gabriela Ferraz/EPTV
As causas do incêndio ainda são desconhecidas, segundo o tenente que atendeu a ocorrência. “A perícia deverá indicar se as chamas começaram em algum ponto especifico do apartamento ou ainda se pode ter sido provocado por um curto circuito, por exemplo”, disse.
No início, não sabíamos qual era a proporção do incêndio. Por isso, nossas equipes foram direcionadas.
“Quando chegamos, constatamos que não havia vítimas. É graças ao atendimento às normas previstas no AVCB que não temos casos como o que ocorreu com o Edifício Joelma, por exemplo”, lembrou o tenente.
Incêndio
O incêndio atingiu um apartamento de edifício na região central de Piracicaba (SP) no início da tarde desta terça-feira (13). Segundo Corpo de Bombeiros, não houve feridos. As causas das chamas ainda são investigadas.
O prédio foi evacuado para segurança dos moradores. Equipes da Defesa Civil e da perícia foram direcionadas para o local. “No início, não sabíamos qual era a proporção do incêndio. Por isso, nossas equipes direcionadas foram preparadas”, disse.
Moradores do edifício aguardavam controle das chamas pelos Bombeiros na calçada no início da tarde desta segunda-feira. Por volta das 13h30, o incêndio foi controlado.
O incidente provocou aglomeração de pessoas nas ruas do entorno. O edifício fica na Rua Voluntários de Piracicaba, na altura do número 850. O fogo teria começado em uma unidade residencial no sexto andar do prédio.
Fumaça saindo de apartamento onde aconteceu o incêndio
Raquel Saito
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.