Prefeitura de Limeira admite responsabilidade e promete limpeza de estrada municipal


Declaração municipal veio, neste sábado (29), após concessionária dizer que não tem encargo de coletar os resíduos na margens da via rural Augusto Fischer. Lixo acumulado na estrada municipal Augusto Fischer, em Limeira (SP), preocupa moradores de bairro vizinho.
Márcio Silveira/EPTV
A prefeitura de Limeira admitiu, neste sábado (29), ser responsável pela responsabilidade do lixo acumulado às margens da Estrada Municipal Augusto Fischer, zona rural do município. A administração ainda prometeu a limpeza do local.
📲 Participe do canal do WhatsApp do g1 Piracicaba
A declaração veio após moradores reclamarem da situação à EPTV, afiliada da TV Globo, em reportagem divulgada nesta sexta-feira (28) e a administração municipal afirmar, de forma equivocada, que a situação era de responsabilidade da concessionária Arteris Intervias, que cuida da via mencionada.
No entanto, a Arteris Intervias informou em nota à EPTV, na noite de sexta-feira, que não tem responsabilidade de coletar lixo doméstico ou de resíduos de construção civil naquele ponto. Disse ainda que faz a manutenção, limpeza e conservação das vias, recolhendo os resíduos gerados pelos moradores.
A concessionária afirmou que já tratou sobre esse tema com a prefeitura e notificou, no dia 9 de janeiro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para pedir providências quanto à instalação de caçambas no local e a coleta do lixo descartado.
A Arteris Intervias reforçou que a limpeza desse tipo de resíduo é de competência da administração municipal e que isso já foi informado para a prefeitura, que admitiu a responsabilidade.
O caso
Moradores reclamaram do descarte inadequado de lixo orgânico, pneus, móveis, como sofás, colchões e pedaços de gavetas na estrada rural.
A estrada, que fica próxima à Rodovia Engenheiro João Tosello (SP-147), possui uma via de mão dupla que tem estado obstruída pelo lixo, que chega a atrapalhar a passagem de veículos.
Quem mora perto do trecho reclama do acúmulo de entulho, mau cheiro, mosquitos, urubus e pessoas em situação de rua que mexem nos entulhos.
Remoção não ocorre mais, diz moradora
Moradora do bairro vizinho ao local, a empresária Bruna D’Andrea conta que já enviou uma reclamação para a administração municipal há 20 dias, através do telefone 156.
Ele recorda que, até dezembro de 2024, havia uma caçamba onde era depositado o lixo, que era removido semanalmente. No entanto, segundo ela, essa retirada não acontece mais.
Sofá deixado em entulho às margens de estrada municipal de Limeira (SP).
Márcio Silveira/EPTV
Moradores colocam fogos nos resíduos
Com o acúmulo de lixo, alguns moradores chegam a colocar fogo no trecho, causando risco de que as chamas se propaguem e atinjam áreas próximas.
“É horrível, é um descaso, é um grande problema aqui. Não adianta nada querer controlar a dengue se o lixo está desse jeito”, desabafou a empresária.
Além da falta de limpeza e coleta do lixo acumulado, os moradores relatam que muitas pessoas depositam entulhos e objetos no local.
O lixo chega a bloquear um dos lados da pista da estrada, que funciona como mão dupla.
Márcio Silveira/EPTV
Flagrante de tentativa de descarte
A equipe de reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, flagrou um carro, carregado com entulho e galhos, chegando para despejar o lixo no trecho. Ao ver a equipe, o veículo desiste e volta de ré pela contramão da via.
Iracema de Oliveira também é moradora do bairro vizinho ao lixo e reclama do “abandono total” das margens da estrada. Segundo ela, o mau cheiro e a passagem de veículos está atrapalhando a rotina de quem passa pelo local.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.