Primeiro caso de paciente infectado por fungo raro no Brasil é registrado em Piracicaba

PIRANOT, Jornal PIRANOT, PIRA NOT, Júnior Cardoso, Notícias de Piracicaba, Jornal de Piracicaba, G1 Piracicaba

Foto: Veasey et al., 2025/Anais Brasileiros de Dermatologia

O primeiro caso de infecção pelo fungo raro e resistente *Trichophyton indotineae* no Brasil foi registrado em Piracicaba (SP). O paciente infectado é um homem de 40 anos que havia viajado para a Inglaterra, Áustria, Eslováquia, Hungria, Polônia, Escócia e Turquia.

O fungo já circula há algum tempo na Ásia e na Europa, tendo seu primeiro registro feito na Índia. O diagnóstico ainda é impreciso devido à dificuldade na identificação correta do microrganismo.

Segundo a dermatologista Renata Diniz que atendeu o paciente, ele apresentava uma micose persistente na região dos glúteos e das pernas, caracterizada por manchas vermelhas descamativas e coceira intensa, que não melhoravam com tratamentos convencionais.

Diante da dificuldade em obter um diagnóstico preciso, a médica entrou em contato com o dermatologista John Verrinder Veasey, um dos autores da pesquisa e coordenador do Departamento de Micologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Ele sugeriu a realização de exames específicos para a identificação do *Trichophyton indotineae*, que foram conduzidos por um laboratório especializado do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade de São Paulo (USP), confirmando a infecção pelo fungo.

Ainda segundo a dermatologista, o fungo se desenvolve apenas na pele, sem se espalhar para o interior do corpo, e não provoca complicações além das lesões cutâneas. No entanto, o grande problema é a resistência ao tratamento, tornando a infecção mais difícil de ser combatida.

Como se transmite?

O fungo se transmite através do contato com outras pessoas, por meio de objetos usados por elas.

Prevenção

Atenção na higiene, principalmente ambientes com piscina, banheiro, que são ambientes úmidos que colaboram na proliferação de fungos. Deve-se verificar se todo mundo que está no ambiente possui uma saúde saudável e bons hábitos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.