“Faz um 21”: com 60 anos, marca Embratel será descontinuada pelo grupo dono da Claro

PIRANOT, Jornal PIRANOT, PIRA NOT, Júnior Cardoso, Notícias de Piracicaba, Jornal de Piracicaba, G1 Piracicaba

A icônica marca Embratel, conhecida por campanhas históricas como o bordão “Faz um 21”, será oficialmente descontinuada pela Claro após seis décadas de atuação no Brasil. A decisão marca o fim de uma era na história da comunicação no país e integra a estratégia da controladora América Móvil de consolidar todas as operações sob uma única bandeira. O grupo já tinha descontinuado outras grandes marcas após comprá-las como a NET.

A partir de agora, todos os serviços oferecidos anteriormente pela Embratel — que desde 2019 estavam voltados para grandes empresas e governo — passam a ser englobados pela nova marca Claro Empresas, que atuará em duas frentes: grandes corporações e setor público, sob a liderança do CEO José Formoso, e pequenas e médias empresas, lideradas pela CEO Roberta Godoi.

A reestruturação completa a estratégia de unificação iniciada pela América Móvil há mais de uma década, quando fundiu marcas como Net, Claro TV e Now. Agora, com a aposentadoria da Embratel, a Claro consolida oficialmente sua presença no Brasil com três unidades de negócio: duas voltadas ao mercado B2B e uma de consumo B2C.

Nova fase da Claro Empresas

A Claro Empresas, segundo o presidente da Claro Brasil, José Felix, chega ao mercado como uma estrutura robusta, capaz de unir tecnologia, conectividade e inovação digital. O portfólio inclui soluções de nuvem, segurança cibernética, internet das coisas (IoT) e inteligência artificial (IA). “Esse movimento nos dá a oportunidade de criar ainda mais conexões, descobrir caminhos e inovar de forma que faça sentido e traga resultados”, afirmou Felix.

A nova fase da empresa será lançada com uma campanha publicitária que promete marcar essa transição histórica.

O fim de uma era publicitária

A Embratel não foi apenas uma marca de telecomunicações. Ela também marcou época na publicidade brasileira. Após a privatização da Telebras, no fim da década de 1990, a Embratel se reposicionou no mercado e ficou eternizada por campanhas protagonizadas pela atriz Ana Paula Arósio, com o inesquecível slogan “Faz um 21”.

As propagandas ajudaram a popularizar o código de longa distância da empresa e tornaram a marca sinônimo de chamadas interurbanas no Brasil — em uma época em que a internet ainda engatinhava e o telefone fixo reinava absoluto.

Estratégia de unificação da América Móvil

Desde que assumiu o controle da Embratel e da Net, a América Móvil tem adotado o caminho da unificação de marcas. Em 2012, a Via Embratel foi rebatizada como Claro TV, e a Net foi incorporada à Claro em 2019. Já o serviço de streaming Now deu lugar ao Claro tv+ em 2022.

Com a saída da Embratel, o grupo avança em sua visão de uma marca única, mais competitiva e adaptada ao mercado digital e à transformação empresarial em curso no Brasil e no mundo.

Investimentos em mídia e inovação

Em 2023, a Claro foi o nono maior anunciante do Brasil, investindo R$ 785,2 milhões em mídia, segundo o ranking da publicação Meio & Mensagem. A expectativa é que a nova campanha da Claro Empresas reforce a presença da operadora também no universo corporativo, fortalecendo sua atuação digital.

Legado da Embratel

Com o fim da marca Embratel, encerra-se também um capítulo importante da história da telefonia e tecnologia no Brasil. Da telefonia fixa às soluções de dados, a empresa contribuiu para a modernização da infraestrutura nacional de telecomunicações. Agora, seu legado será incorporado à Claro, que assume a responsabilidade de dar continuidade à inovação e expansão dos serviços para empresas em todas as escalas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.