Após trabalhadores usarem estradas rurais para desviar da Geraldo de Barros, Prefeitura cobra Eixo por solução

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Foto: CCS

O prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta, se reuniu ontem (04) com secretários municipais, representantes da Concessionária Eixo e lideranças políticas para discutir os impactos no trânsito causados pelas obras em andamento na SP-304 (Rodovia Geraldo de Barros). A principal solicitação feita à concessionária responsável pelas intervenções foi o reforço na sinalização nos pontos críticos das obras, localizados nos km 169 e 171, nas regiões de Santa Teresinha e Balbo, respectivamente. Desde a noite anterior, o PIRANOT passou a noticiar rotas alternativas por estradas rurais, para fugir do trânsito. Leitores se queixavam de congestionamentos de até três horas após o início das obras, no final do mês passado.

As obras, que preveem a construção de dois viadutos e fazem parte de um projeto orçado em R$ 30,1 milhões, foram antecipadas pelo Governo do Estado em 11 anos. Originalmente previstas para 2036, no 16º ano do contrato de concessão, foram iniciadas em 2025 após articulações políticas e pressão da sociedade civil organizada.

“Essas obras são um pedido antigo da população e só conseguimos iniciar graças ao esforço conjunto. A antecipação é uma grande conquista, mas é preciso minimizar os impactos no trânsito durante a execução. Por isso, solicitamos reforço urgente na sinalização dos trechos para evitar acidentes e facilitar o tráfego”, destacou o prefeito Helinho.

Participaram da reunião o deputado estadual Alex Madureira, o vereador Josef Borges, o secretário de Obras Luciano Celêncio, o secretário de Segurança Pública e Trânsito Odair Melo, o superintendente de Mobilidade Urbana Eliezer de Castro, além dos representantes da Concessionária Eixo: Fabiano Frighetto (gerente de Obras) e Marcos Maurício Goes (relações institucionais).

Medidas emergenciais serão aplicadas nos dois pontos em obras

A Concessionária Eixo garantiu que até o fim da próxima semana instalará uma nova estrutura de sinalização nos dois pontos da rodovia. As medidas incluem:

  • Placas informativas adicionais

  • Barreira de contenção de concreto

  • Tapumes metálicos para evitar distrações dos motoristas

  • Iluminação noturna com LED

  • Painéis digitais informativos

“A instalação dos tapumes começará já na próxima segunda-feira, dia 07. Estamos cientes dos transtornos, mas reforçamos que essas ações são para a segurança de todos. É fundamental que os motoristas respeitem as novas sinalizações”, afirmou Fabiano Frighetto.

Obras simultâneas reduzem impacto a longo prazo

A decisão da concessionária de realizar as duas obras simultaneamente foi tomada após análise técnica. Segundo a Eixo, caso fossem feitas separadamente, cada viaduto levaria 16 meses para ser concluído, o que resultaria em mais de 30 meses de interdições alternadas.

“Essa alternativa representa menos tempo de impacto geral no trânsito e mais eficiência na entrega dos equipamentos viários. Quando concluídos, os dois dispositivos vão melhorar muito a mobilidade urbana da região”, comentou o deputado Alex Madureira.

A expectativa é que as obras durem cerca de um ano e meio, com entregas previstas para o segundo semestre de 2026.

Região com fluxo intenso e risco constante de acidentes

A SP-304 é uma das principais ligações viárias da Região Metropolitana de Piracicaba, e os dois pontos em obras já apresentavam alto volume de tráfego e registros recorrentes de acidentes. A construção dos viadutos tem como objetivo eliminar os cruzamentos em nível que oferecem risco e retardam o tráfego de veículos entre os bairros da Zona Leste e o Centro da cidade.

“Estamos prevenindo acidentes e salvando vidas. Se não fizermos agora, em 2036 o problema seria ainda maior. Por isso, pedimos paciência à população e redobrada atenção enquanto as intervenções ocorrem”, reforçou Helinho.

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