Moradores relatam que várias das áreas de lazer infantis estão em situação de precária, impróprias para que sejam frequentadas. Moradores de Piracicaba reclamam de abandono das áreas de lazer da cidade
Com as férias escolares se aproximando, pais começam a pensar em maneiras de entreter e ocupar as crianças durante o período. No entanto, em Piracicaba (SP) moradores relatam que várias das áreas de lazer infantis estão em situação de precária, impróprias para que sejam frequentadas.
Com mato alto, lixo e falta de limpeza, os moradores de diversos bairros da cidade reclamam sobre a falta de manutenção nos parques voltados para as crianças. Alguns chegaram a encontrar animais peçonhentos nesses locais.
A equipe da EPTV, afiliada TV Globo, percorreu alguns parques nesta terça-feira (28). Em um localizado na Avenida Corcovado, no bairro Vila Sônia, o mato ocupa os brinquedos e o bebedouro, que não tem água disponível. Os bancos também estão cobertos, sem a possibilidade de serem utilizados.
Praças em Piracicaba mostram falta de manutenção e limpeza.
Edijan Del Santo/EPTV
Edna dos Santos, uma das moradoras da região, reclama sobre a situação “Já acharam cobra ali, será que precisa que uma criança seja picada para que venham resolver as coisas? Eu não deixo meus filhos virem porque é perigoso.”
Para tentar fazer uso do espaço mesmo com a falta de manutenção, alguns moradores plantaram uma horta em um pedaço do local. Mas, logo ao lado, já é possível encontrar grandes quantidades de lixo.
Na Avenida Corcovado, parque é tomado por mato e lixo, impossibilitando o uso.
Edijan Del Santo/EPTV
Outra mãe e moradora das proximidades, Daniele Barbosa, também diz não ser possível deixar as crianças brincarem no parque. “Tudo abandonado, desde o ano passado que está tudo sujo aqui.”
O filho, Miguel Barbosa, de 6 anos, deixa um recado caso o mato continue sem corte: “As crianças ficam tristes por não poder brincar”.
Parque da Avenida Corcovado, na Vila Sônia, tem mato alto e sujeira.
Edijan Del Santo/EPTV
Além das crianças, os mais velhos também são afetados, sem poder utilizar a quadra esportiva do parque, tomada por sujeira, mato e com o acesso comprometido. O ponto de ônibus ao lado da área de lazer também tem problemas por falta de manutenção.
Em resposta à reportagem, a prefeitura informou que enviou uma equipe para cortar o mato na avenida Corcovado, e que também vai providenciar a coleta do lixo no local. Sobre a situação na rua São Cristóvão, informa que a equipe será enviada ao local para manutenção.
No bairro Higienópolis em Piracicaba, voluntários transformaram a praça que estava abandonada.
Edijan Del Santo/EPTV
Revitalizada por moradores
Por outro lado, no bairro Higienópolis, uma das praças que também estava em situação de abandono passou a ser cuidada por voluntários, que transformaram a área, que agora conta agora até com biblioteca em formato de geladeira.
O local tem balanço, poço artesiano, uso materiais reciclados, como pneus, para formação de decorações variadas e santuário para quem quiser rezar. Os voluntários responsáveis pela praça demonstram felicidade e animação pelo resultado dos cuidados.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Moradores reclamam de parques com mato alto, lixo e em situação de abandono em Piracicaba: ‘já acharam cobra ali’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.