Unicamp deve oferecer 320 vagas via Provão Paulista; entenda o que muda a partir do vestibular 2024


Novo meio de ingresso terá metade das oportunidades que antes eram disponibilizadas pela modalidade via Enem. Comvest vê benefícios e nº ainda depende de aprovação por conselho. Estudantes no campus da Unicamp, em Campinas
Fernando Pacífico / G1
A Unicamp deve oferecer pelo menos 320 vagas via Provão Paulista a partir do Vestibular 2024, segundo a comissão organizadora dos processos seletivos (Comvest) da universidade. O novo meio de ingresso para alunos da rede estadual em instituições públicas paulistas terá avaliações a partir de novembro e o estado prevê 20 mil oportunidades para estudantes matriculados nestas unidades.
O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, explicou que o total equivale à metade do total de vagas que antes era ofertada pela modalidade que considera somente as notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Ao g1, ele afirmou que o indicador já foi aprovado pela Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), e pela Comissão Central de Graduação (CCG), mas o número definitivo depende de aprovação em sessão do Conselho Universitário (Consu), órgão máximo de deliberação. A data não foi confirmada.
“A mudança é benéfica porque os mais de 300 mil estudantes concluintes do Ensino Médio poderão acessar, pelo Provão Paulista, às vagas da Unicamp, USP, Unesp e Univesp”, ponderou Freitas Neto.
Ao considerar a divisão de vagas, ele avaliou o perfil dos candidatos e reflexos da mudança prevista.”75% dos inscritos no Edital Enem-Unicamp são estudantes da rede estadual paulista. Portanto, esses estudantes terão acessos por dois caminhos”, falou o diretor da Comvest.
O edital das vagas via Enem deve ser divulgado pela universidade em outubro e a previsão é de que as oportunidades sejam distribuídas por todas as carreiras disponíveis. O mesmo quantitativo deve ser destinado ao Provão Paulista, mas ainda não foram definidos os indicadores para cada carreira.
Neste ano, os resultados do provão podem ser usados para o ingresso de estudantes do 3º ano do ensino médio. As outras vagas na graduação da Unicamp são oferecidas via vestibulares tradicional e Indígena, e modalidade que reserva cadeiras para premiados em olimpíadas de conhecimento.
Vagas na Unicamp
Vestibular tradicional – 2.540
Via Enem – 320
Provão Paulista – 320
Vestibular Indígena – 130
Vagas para premiados em olimpíadas – 122
O diretor da Comvest da Unicamp, José Alves de Freitas Neto
Felipe Bezerra/SEC Unicamp
Unicamp com mais humanas e menos matemática: veja ponto a ponto o que muda no estudo, provas e notas do vestibular
Unicamp congela valor de inscrição no Vestibular 2024 e avalia ter provas coloridas na 1ª fase
USP deverá implantar avaliação seriada como nova forma de ingresso de alunos de escolas públicas
Como será o Provão?
A prova será aplicada para alunos de todas as séries do ensino médio anualmente, segundo o governo de São Paulo, como uma tentativa de incentivar a frequência às aulas. Freitas Neto explicou que as avaliações serão elaboradas pela Fundação Vunesp (responsável pelo vestibular da Unesp), mas comitês da Fuvest (organizadora do processo seletivo da USP) e da Comvest também irão participar das diretrizes sobre as provas, assim como a Secretaria da Educação de São Paulo.
A partir de 2024, a nota passa a ser acumulada nas provas do 2º e 3º ano do ensino médio.
A partir de 2025, será considerado o acúmulo das avaliações nas três séries do ensino médio.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.