Smads preencheu 28 das 88 vagas disponibilizadas nos serviços de acolhimento. Equipe do Serviço de Abordagem Social durante atuação
Prefeitura de Piracicaba
A Operação Baixas Temperaturas (OBT), em Piracicaba (SP), ocupou durante o mês de junho 25% das vagas para pessoas em situação de rua, nos serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).
Ao todo, das 88 vagas para acolhimento emergencial disponibilizadas diariamente, em média, 28 foram ocupadas durante todo o mês de junho. A iniciativa intensificou as ações desde o mês de maio, sempre quando há previsão de baixas temperaturas.
As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) realizam as abordagens até as 20h, para atender, orientar, encaminhar para a rede socioassistencial e ofertar o acolhimento emergencial.
Conforme aceitação, as pessoas são encaminhadas para os serviços do Núcleo de Acolhimento Califórnia, casa de passagem para pessoas adultas em situação de rua e Núcleo de Apoio Social Novos Caminhos. Em casos de não aceitação, a equipe oferta cobertores.
De acordo com Euclidia Fioravante, secretária da Smads, existe todo um trabalho de convencimento para que as pessoas em situação de rua aceitem a pernoite.
“Nosso objetivo é proteger essa população quanto aos riscos nos dias mais frios, além de encaminhá-los à rede socioassistencial para que possam ser acompanhados e atendidos em suas necessidades”, diz.
A população pode solicitar o atendimento por meio dos telefones do Seas (19) 99446-4389 ou (19) 99446-5654, até às 20h, e pelo 153, da Guarda Civil Municipal, após o horário.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Com queda na temperatura, 25% das vagas para pessoas em situação de rua são ocupadas em junho
Adicionar aos favoritos o Link permanente.