Com queda na temperatura, 25% das vagas para pessoas em situação de rua são ocupadas em junho


Smads preencheu 28 das 88 vagas disponibilizadas nos serviços de acolhimento. Equipe do Serviço de Abordagem Social durante atuação
Prefeitura de Piracicaba
A Operação Baixas Temperaturas (OBT), em Piracicaba (SP), ocupou durante o mês de junho 25% das vagas para pessoas em situação de rua, nos serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).
Ao todo, das 88 vagas para acolhimento emergencial disponibilizadas diariamente, em média, 28 foram ocupadas durante todo o mês de junho. A iniciativa intensificou as ações desde o mês de maio, sempre quando há previsão de baixas temperaturas.
As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) realizam as abordagens até as 20h, para atender, orientar, encaminhar para a rede socioassistencial e ofertar o acolhimento emergencial.
Conforme aceitação, as pessoas são encaminhadas para os serviços do Núcleo de Acolhimento Califórnia, casa de passagem para pessoas adultas em situação de rua e Núcleo de Apoio Social Novos Caminhos. Em casos de não aceitação, a equipe oferta cobertores.
De acordo com Euclidia Fioravante, secretária da Smads, existe todo um trabalho de convencimento para que as pessoas em situação de rua aceitem a pernoite.
“Nosso objetivo é proteger essa população quanto aos riscos nos dias mais frios, além de encaminhá-los à rede socioassistencial para que possam ser acompanhados e atendidos em suas necessidades”, diz.
A população pode solicitar o atendimento por meio dos telefones do Seas (19) 99446-4389 ou (19) 99446-5654, até às 20h, e pelo 153, da Guarda Civil Municipal, após o horário.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.