Prefeitura de Piracicaba anuncia novo contrato para operação definitiva do transporte público; veja prazos e o que muda


Contrato tem valor total de R$ 533 milhões e deve ser assinado nesta terça (1º), segundo a prefeitura. Movimento em terminal de ônibus de Piracicaba
Justino Lucente/ Prefeitura de Piracicaba
A Prefeitura de Piracicaba (SP) informou que o contrato da nova empresa que vai assumir o transporte público na cidade vai ser assinado nesta terça-feira (1º). O contrato tem valor total de R$ 533 milhões e é firmado após a licitação para escolha da empresa durar cerca de um ano e meio, por conta de entraves na Justiça.
O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa em comemoração ao aniversário de 256 anos da cidade.
A partir da assinatura do contrato, a Rápido Sumaré tem até três meses para realizar estudo técnico para construção de uma garagem para os ônibus – conforme previsto em edital. Em seguida, são seis meses para operar o sistema plenamente.
Atualmente o transporte público é operado por meio de contratos emergencias com a Tupi, desde maio de 2020, quando a empresa anterior anunciou a rescisão contratual.
“Nós vamos trocar toda a frota de ônibus da nossa cidade, a maioria dela, das redes principais, vão ter ar refrigerado, sistemas USB, Wi-fi, uma frota com idade média de cinco ano. Além disso vamos reformar todos os pontos de ônibus e construir 300 novos”, afirmou o prefeito Luciano Almeida (PP) durante coletiva de imprensa.
O edital da concessão do sistema de transporte público da cidade prevê a execução dos serviços por cinco anos e o critério de escolha da empresa foi a que ofereceu a menor tarifa.
Ônibus da Viação TUPi, que opera o transporte público de Piracicaba
Divulgação/ Prefeitura de Piracicaba
📝O que muda?
Entre exigências em edital para a vencedora está implantação de wi-fi, ar-condicionado e aplicativo que informe em tempo real a previsão de chegada dos ônibus nos pontos.
Todos os veículos da frota deverão ter monitoramento por câmeras em seu interior e sistema de rastreamento (GPS) e serão monitorados em tempo real pela Semuttran.
Além da construção da garagem, a vencedora da concorrência também será responsável pela manutenção dos terminais.
A empresa vencedora deverá operar, inicialmente, com 163 veículos e 10% de reserva. Para o Sistema Elevar, destinado a pessoas que usam cadeira de rodas, é considerada a frota operacional de seis veículos e um veículo de reserva. A frota deverá ter, ainda, idade média máxima de cinco anos e idade máxima do veículo de dez anos.
🌅Desassoreamento do Rio Piracicaba
Também foi anunciado na coletiva o desassoreamento do Rio Piracicaba na área urbana da cidade. Segundo a prefeitura, vários pontos do manancial estão com fluxo impedido por conta de sujeira e detritos.
A prefeitura informou que vai abrir licitação para contratar uma empresa para realizar o trabalho. O intuito é tirar árvores invasoras, rebaixar ilhas e fazer o desassoreamento nas saídas dos córregos Itapeva e Enxofre, que desaguam no rio.
“Às vezes a gente tem uma questão de inundação porque o Itapeva ‘bate’ no rio. Quando o rio está subindo ele não tem por onde escoar. O que vai ser criado é que os córregos tenham uma proteção para que ele tenha uma entrada mais fluída. Por isso a gente espera que nos próximos volumes de chuva a gente tenha uma redução nas inundações”
O trecho do desassoreamento vai desde a estação de captação ao lado da ponte do mirante até a ponte estaiada.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.