Prefeitura e Cetesb tentam identificar a fonte do cheiro, mas até esta publicação não há uma resolução para o problema relatado por moradores. Moradores reclamam de mau cheiro em Saltinho
Moradores de Saltinho (SP) relatam um mau cheiro de origem desconhecida pela cidade. Alguns contam, inclusive, que chegaram a passar mal por conta do odor. Os pouco mais de 8 mil moradores do município tentam descobrir de onde vem esse problema.
A equipe da EPTV, afiliada TV Globo, foi até Saltinho nesta quarta-feira (2), percorreu alguns pontos da cidade e conversou com moradores, que falam que o odor fica mais intenso próximo a um condomínio residencial no bairro Matão.
“O pessoal que mora lá tem feito a reclamação e dizem que não se sabe de onde vem”, contou a comerciante Sandra Monte Bello.
“Principalmente à tarde e à noite. É aquele cheiro que intoxica a gente, sufoca a respiração. Já faz alguns meses assim”, lamentou Claudia Herlon.
A faxineira Lídia Herlon descreve o cheiro: “Parece um óleo, um enxofre. Não sei explicar direito, mas é uma coisa intoxicante para falar a verdade”, lamentou.
Ela se preocupa por conta dos familiares que têm a saúde mais frágil. “Eu tenho três idosos em casa. Tem o meu pai que tem enfisema pulmonar. Se isso me incomoda, imagina a ele, né?”, questiona.
Cheiro ‘misterioso’ em Saltinho fica mais intenso próximo a condomínio
Edijan Del Santo/EPTV
Um outro morador, que não quis se identificar, diz que o cheiro se parece com óleo diesel e borracha.
“Até me lembra um veneno, arde a narina, arde próximo da boca, e cada um se sente mal de uma forma depois desse cheiro. Estou com bastante dor de cabeça, a última vez eu fiquei vomitando e com dor de cabeça, não conseguia nem dormir.”
Outros moradores dizem que suspeitam que o mau cheiro venha de alguma empresa, que pode não estar tratando de forma adequada os resíduos. “Tem pessoas com problemas respiratórios que precisa até ir para o hospital por conta disso, então é uma preocupação.”
Moradores de Saltinho relatam mau cheiro ‘misterioso’
Edijan Del Santo/EPTV
Prefeitura e Cetesb apuram
A secretária de meio ambiente de Saltinho, Aline Leite de Moraes, informou que a prefeitura está ciente do problema, e tenta identificar a fonte do odor relatado pelos moradores.
“Eu estive nesse condomínio onde mais é relatado esse odor e realmente eu senti um ar pesado. A prefeitura tem ido, mas é muito difícil encontrar porque trata-se de ar. Dentre as empresas que possuem alvará e trabalham com esse tipo de material todas já foram inspecionadas pela prefeitura.”
Ela também afirma que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) está acompanhando a situação.
Em nota, a Cetesb informou à reportagem que um técnico ambiental vai fazer uma vistoria no local para tentar identificar possíveis fontes poluidoras.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Moradores relatam mau cheiro ‘misterioso’ em Saltinho: ‘fiquei vomitando e com dor de cabeça’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.