Segundo a prefeitura, objetivo é reforçar a prevenção à violência e combate à criminalidade, principalmente nos espaços e prédios públicos e na segurança escolar. Guarda municipal em frente ao Hospital Humanitária, em Limeira
Wagner Morente
Regulamentada em decreto publicado no último sábado (6) pela Prefeitura de Limeira (SP), a diária de atividade complementar (DAC) vai permitir que guardas civis municipais trabalhem por até dez dias no mês fora de sua jornada, em um limite de dez horas diárias.
Segundo justificativa da administração no documento, o objetivo é reforçar a prevenção à violência e combate à criminalidade, principalmente nos espaços e prédios públicos e na segurança escolar.
O documento estabelece que o valor da hora trabalhada na DAC corresponderá a 1,2 Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (Ufesp), o que corresponde a R$ 41,11 atualmente.
Confira como funcionarão essas jornadas extras:
Uma portaria da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil definirá a criação de vagas, as respectivas atividades e outros critérios;
Caberá à Diretoria de Segurança Pública e Prevenção à Violência e ao Comando da GCM a avaliação do efetivo necessário para desenvolvimento da DAC;
Também será de responsabilidade do comando o acompanhamento da execução das diárias complementares.
“A Diária de Atividade Complementar permitirá a ampliação do trabalho da GCM, reforçando significativamente a segurança do município, em especial nas escolas, junto às forças policiais de Limeira”, justificou o secretário de Segurança Pública da cidade, Wagner Marchi.
Videomonitoramento e aplicativo
Em relação à segurança nas escolas, e abril, a prefeitura também informou que está preparando uma licitação para implantar um sistema de monitoramento em todos os prédios públicos do município, incluindo as escolas.
Além disso, segundo a administração, um dispositivo ou aplicativo de celular será disponibilizado para as escolas para agilizar o contato com forças de segurança.
O governo municipal informou que a proposta de cidade inteligente está em fase inicial de elaboração de projetos e editais e que ainda não existe uma previsão para que a licitação seja lançada. “O governo municipal trabalha com a expectativa de implantação do sistema ainda este ano”, comunicou.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba