Piracicaba segue estado e bate recorde de novas empresas em março; veja números


Jucesp aponta 266 CNPJs abertos na cidade no terceiro mês do ano, maior número para o período desde o início da série histórica, em 2019. Órgão cita medidas para desburocratizar processo. Imagem aérea de Piracicaba
Vagner Santos
Piracicaba (SP) terminou março com o maior número de novas empresas abertas para o mês desde o início da série histórica, em 2019. O levantamento foi feito nesta segunda-feira (17) pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a pedido do g1.
O cenário é semelhante ao observado em todo o restante do estado, que também bateu recorde na série histórica de março. A diferença, no entanto, é que a série estadual teve início em 1998.
Em Piracicaba, segundo a Jucesp, 266 CNPJs foram abertos no último mês de março. O total representa um aumento de 27,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve 209 aberturas. Já quando comparado a março de 2019, a alta é de 64,1%.
Veja o comparativo no gráfico:
Por que o aumento?
Presidente da Jucesp, Paulo Schoueri credita o aumento de empresas a uma melhora na expectativa sobre o cenário econômico.
“Economia não é uma ciência exata, é uma ciência humana. Se você melhora a expectativa do cidadão, obviamente, isso reflete nos nossos números da Junta Comercial.”
Além disso, o representante destaca que a junta implementou um processo de digitalização, com o objetivo de desburocratizar e dar mais celeridade à abertura de CNPJs.
“O que antes era feito em quatro, cinco dias, hoje nós estamos fazendo em menos de 24 horas. Estamos finalizando o processo de digitalização, e isso, obviamente, ajuda o empresário que não precisa ir mais a 200 lugares [força de expressão] para abrir uma empresa, ficar esperando liberação de um órgão ou de outro. Hoje temos um processo todo integrado.”
Março registra recorde de empresas abertas no estado de São Paulo
Cenário do estado
Em todo o estado de São Paulo, a Jucesp contabilizou a abertura de 30.023 empresas em março, melhor resultado para o mês desde 1998, início da série histórica. Outras 12.154 fecharam as portas no terceiro mês deste ano.
Do total de CNPJs abertos, 25,6% correspondem ao segmento de comércio e reparação de veículos. Atividades administrativas, profissionais, científicas e técnicas também se destacaram.
Em relação ao tipo de empresa, a grande maioria dentre as abertas, com 89,7% do total, é do formato Limitada, que permite a administração por parte de uma ou mais pessoas. Completam o percentual os tipos Empresário Individual, onde a empresa tem um só dono, Sociedade Anônima (S/A), com divisão por ações, e Consórcio, que é a junção de empresas.
Veja abaixo nos gráficos:
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.