Confira o Top-5 com as matérias mais lidas do g1 nas última semana. Entre elas, está ainda a história de uma mãe que interrompeu o tratamento de câncer para engravidar. Top 5 do g1: pai e filha envenenados, ataque de pit bull, risada de pica-pau e mais
O Top-5 das notícias mais lidas do g1 das áreas de cobertura da EPTV, afiliada da TV Globo, na última semana, reúne casos de repercussão, como a inauguração de uma réplica da Fontana di Trevi, um dos maiores ícones de Roma, em Serra Negra (SP), a risada de uma espécie de pica-pau grande que viralizou por ser igual à do personagem do desenho e o ataque de um pit bull em Nova Odessa (SP) que deixou uma criança gravemente ferida.
Entre os destaques, há, ainda, o envenenamento de pai e filha com chumbinho em Campinas (SP) e a história de uma mulher que interrompeu o tratamento de câncer para engravidar. Veja abaixo.
Gravidez após câncer
Mãe conta como foi interromper tratamento contra câncer para engravidar
Arquivo Pessoal
Após interromper previamente o tratamento de câncer de mama para engravidar, Geovana Desan Ximenes Ageouri vive a vida como mãe de Laís ao mesmo tempo que continua sua luta contra a doença.
Ela ainda precisa passar por oito anos de hormonioterapia e consultas médicas periódicas em Ribeirão Preto (SP), enquanto acompanha o crescimento da filha, que já tem dez meses.
“Eu falo que minha filha Laís é meu grito de vitória”, diz. Geovana conta que a vontade de ser mãe ficou mais forte depois do casamento, porém, a descoberta de um câncer na mama a obrigou a adiar o sonho.
Fontana di Trevi
Réplica da ‘Fontana di Trevi’ inaugurada em Serra Negra (SP) nesta sexta-feira (12)
Fernando Evans/g1
Réplica da fonte ícone de Roma, a ‘Fontana de Trevi’ de Serra Negra foi inaugurada como novo cartão-postal da cidade turística localizada a 150 km de São Paulo. O g1 acompanhou os preparativos e a curiosidade de turistas e moradores.
Foram realizados detalhes de pintura, limpeza e teste de iluminação, tudo para a obra de R$ 1,6 milhão brilhar na inauguração, em festa com direito a shows de bandas italianas da cidade, inclusive com a presença do cantor italiano Tony Angeli.
Mesmo com a rua fechada para circulação de carros, com o monumento cercado por gradis, o barulho de máquinas e o vaivém dos trabalhadores, foi constante a movimentação de moradores e turistas que pararam para fazer um registro da ‘Fontana di Trevi’ tupiniquim.
Risada de pica-pau
Espécie pica-pau-grande chama atenção por risada idêntica ao personagem do desenho ‘Pica-P
Em vídeo publicado pela página ‘Terra Fatos’, internautas comentam sobre a semelhança do som emitido pelo pica-pau-grande (Dryocopus pileatus) com possivelmente o riso mais famoso da história da animação, o personagem do desenho ‘Pica-Pau’, criado nos Estados Unidos em 1940, por Walter Lantz.
O biólogo e ornitólogo do Terra da Gente, Luciano Lima, explica que essa vocalização é dos filhotes, que solicitam comida para os pais no vídeo e não se trata de uma regra da espécie. “A vocalização dos filhotes não possui um padrão, sendo compostas por diferentes tipos de ‘chiados’ e chamados curtos. É uma coincidência o fato de esses sons lembrarem a ‘risada’ do personagem de desenho”.
Apesar do barulho emitido pelos filhotes da espécie ser parecido com a risada do personagem ‘Pica-Pau’, existem especulações de que a ave que inspirou o desenho animado é, na verdade, o pica-pau-bico-de-marfim (Campephilus principalis), declarado extinto pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA no ano de 2021.
Pai e filha envenenados
Polícia Civil confirma envenenamento de pai e filha por chumbinho em Campinas
A Polícia Civil confirmou, no dia 8 de maio, que uma mulher de 60 anos e o pai dela, de 78, que estão hospitalizadas com suspeita de envenenamento em Campinas, foram intoxicadas com chumbinho. O caso é investigado no 11º Distrito Policial como tentativa de feminicídio e o ex-marido da vítima é o principal suspeito.
Segundo o boletim de ocorrência, ele foi visto pulando o muro do imóvel onde mora a mulher e o pai, no Jardim São Judas Tadeu. O investigado, de 60 anos, já teria invadido a casa horas antes para confrontar a mulher sobre o registro de outra ocorrência, de 24 de abril, quando ela denunciou ameaças de morte.
Os dois estão separados desde agosto de 2022 e em processo de divórcio – o suspeito mora atualmente em Muzambinho, no Sul de Minas, e não foi preso.
Ataque de pit bull
Menino atacado por pit bull em Nova Odessa teve a orelha reconstituída no HC da Unicamp, em Campinas
Arquivo pessoal
A mãe do garoto de 10 anos que foi atacado por um pit bull em Nova Odessa contou à EPTV, afiliada da TV Globo, que se jogou em cima do cachorro na tentativa de salvar o filho do ataque. Apesar da tentativa, a criança sofreu mordidas no rosto e teve a orelha decepada, mas não corre riscos de morte.
O caso aconteceu no dia 5 de maio. A prefeitura informou que o cão morreu devido aos ferimentos sofridos no momento em que pessoas tentavam separá-lo do menino. Já a vítima segue internada no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, em Campinas (SP).
“Ele [pit bull] derrubou meu filho no chão pela canela. Quando meu filho caiu no chão, ele soltou onde ele estava [mordendo] para derrubar e foi para o rosto do meu filho. Quando ele foi para chegar perto do rosto, consegui puxar o cachorro para o meu peito. Falei: ‘a única maneira de esse cachorro sair é eu me jogando para o meu peso parar ele’. Me joguei em cima do cachorro”, disse a mãe.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Você viu? Fontana di Trevi, risada de pica-pau, ataque de pit bull, pai e filha envenenados e mais: os destaques da semana no g1 EPTV
Adicionar aos favoritos o Link permanente.