Piracicaba e Capivari recebem projeto cultural de tradições afro-brasileiras em escolas públicas


Chamado “Dandara vai para escola: Saberes afro-paulistas na educação”, o projeto ocorre entre os meses de maio e novembro e abrange seis cidades do interior paulista. O projeto pretende levar costumes africanos e a história do tambu para alunos, professores e gestores de escolas públicas.
Preto Fortunato Audiovisual
Escolas públicas de Piracicaba (SP) e Capivari (SP) podem se inscrever para participar do projeto “Dandara vai para escola: Saberes afro-paulistas na educação” a partir do mês de maio. As atividades previstas incluem rodas de conversa, contação de histórias e acesso gratuito a um livro sobre o tema. Confira detalhes abaixo.
Instituições interessadas devem entrar em contato com os idealizadores por meio das redes sociais da iniciativa educacional.
De acordo com a organização do projeto, a iniciativa é, também, uma forma de atender a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.
As ações são gratuitas e serão realizadas entre os meses de maio e novembro. O objetivo levar costumes africanos e a história do tambu, também conhecido como batuque de umbigada e caiumba, para escolas públicas.
A primeira atividade aconteceu nesta quarta-feira (16), em Tietê (SP). O projeto também passará por Rio Claro (SP), Americana (SP) e Indaiatuba (SP).
Mais informações podem ser obtidas por meio das redes sociais do projeto: @casadebatuqueiro e @etcprodutora.
Livro “Dandara” de Vanderlei Bastos.
Carmelina de Toledo Piza/ Reprodução
O projeto tem diversas ações e atividades programadas, confira abaixo :
Contação de História de Dandara, personagem do livro de Vanderlei Bastos que aborda os costumes africanos e abrange a diversidade cultural que influenciou hábitos e valores no Brasil.
Roda de conversa com os alunos, contando a história do tambu, estimulando os estudantes a conhecer a história da cultura afro-brasileira de seu município.
Roda de conversa com professores e gestores, com participação dos mestres da Casa de Batuqueiro, da contadora de história e pedagoga Marina Costa e da produtora Elaine Teotônio.
Distribuição de link para que alunos, professores e familiares tenham acesso ao livro Dandara em PDF e a um vídeo gravado por Marina Costa
Conversas com as escolas para que haja estimulação de conhecimento e vivência sobre a cultura afro-brasileira.
Live que aborda o processo de escrita, produção do livro e produção do vídeo.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.