Emissões de passaportes no primeiro trimestre em Piracicaba superam índice pré-pandemia


Os dados fornecidos pela Polícia Federal apontam que foram emitidos quase 15 mil documentos de janeiro a março deste ano em Piracicaba. Passaporte brasileiro
Agência Brasil
As emissões de passaportes em Piracicaba (SP) aumentaram no primeiro trimestre de 2023 e superaram os índices de antes da pandemia da Covid-19. Os dados fornecidos pela Polícia Federal apontam que foram emitidos quase 15 mil documentos de janeiro a março.
Saiba tudo sobre como tirar o passaporte
Em 2019, antes da pandemia de Covid-19, foram 13,6 mil passaportes emitidos no primeiro trimestre. Nos três anos seguintes houve uma redução nas emissões que, segundo a PF, foi por conta da pandemia e o fechamento de fronteiras e de consulados de outros países.
Veja os dados de 2019 a 2023 abaixo:
De acordo com a delegacia da Polícia Federal de Piracicaba, são dois motivos para a alta: a pandemia, que deixou a demanda represada, e uma alta que acontece anualmente nas emissões de passaportes.
“Com a pandemia muitos consulados ficaram fechados. Até esse ano ainda está muito difícil conseguir agendamento para o visto americano, por exemplo. Agora que está realmente tudo voltando ao normal, porque não adianta ser só o passaporte também. Tem que ser passaporte e o consulado”, afirmou o chefe do Posto de Emissão de Passaportes de Piracicaba.
“A tendência era realmente subir um pouco as emissões para dar vazão a essa demanda que estava acumulada, que estava represada por conta da pandemia. A tendência agora é voltar ao normal.”
Ainda de acordo com a PF, o aumento anual nas emissões é considerado normal. “São dois fatores: a pandemia, porque não tinha como a pessoa fazer, aí está todo mundo fazendo agora. E naturalmente ele já aumenta ano a ano.”
Atualmente não existe fila para agendamento de passaportes em Piracicaba. O morador que deseja tirar o documento consegue vaga para o dia seguinte no site da PF.
De acordo com o Posto de Emissão de Passaportes, após a colheita dos dados biométricos, o documento chega em média em seis dias úteis.
Veja como tirar o passaporte
Quem pode tirar passaporte?
Pode tirar o documento quem atende aos requisitos legais, definidos pela nacionalidade do solicitante. No caso de brasileiros, devem atender as condições:
Ter feito alistamento eleitoral, nos casos em que a lei obriga;
Ter votado nas últimas eleições, nos casos em que a lei obriga (ou justificado ou pago multa);
Estar quite com o serviço militar obrigatório, no caso de homem que completa entre 19 e 45 anos no ano corrente;
Reunir os documentos necessários à emissão do passaporte.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.