Pasta faz mutirão de exames oftalmológicos a partir de junho para tentar diminuir a fila de espera; prefeitura orienta população a comparecer aos procedimentos e avisar em caso de impossibilidade. Piracicaba (SP) registrou mais de 106 ausências em consultas e exames agendados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) entre janeiro e maio de 2023. Do total de 666.460 procedimentos marcados, foram realizados 560.460 atendimentos. O número de faltas já alcança o total de abstenções em todo ano passado, quando foram ofertados 1,63 milhão de exames e registradas 245.369 faltas.
A situação, segundo alerta a Secretaria de Saúde da cidade, provoca o aumento da fila de espera por exames. A administração municipal realizará mutirões de exames para zerar as filas e pede que a população que depende do SUS atualize do cadastro por meio dos Cartão Pira Cidadão.
Mutirão de exames
Nas especialidades oftalmológicas, a Pasta realizará um mutirão com mais de 24 mil procedimentos em 16 áreas da oftalmologia para os pacientes que estão com urgência de atendimentos ao longo dos próximos 12 meses.
A partir de junho, serão cerca de 2 mil atendimentos por mês oferecidos a pacientes que estão na lista de urgência.
A Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta para que a população compareça aos procedimentos e consultas agendados e, em caso de impossibilidade, solicita que o paciente entre em contato com a unidade para avisar com antecedência. Assim, poderá remarcar a data e garantir que outra pessoa da fila de espera seja chamada.
Segundo levantamento feito pela Secretaria de Saúde da cidade, em 2021, foram oferecidos mais de 757 mil exames na rede, porém, pouco mais de 658 mil foram realizados.
Ausências em exames nas unidades de saúde do SUS em Piracicaba já superam o total de faltas em 2022
Edijan Del Santo/EPTV
A medida pretende atender a demanda reprimida em decorrência da pandemia da Covid-19, principalmente.
“A intenção é realizar, em média, 2.000 procedimentos por mês. O serviço será prestado por profissionais e clínicas especializadas que se credenciaram na Prefeitura de Piracicaba
Número de faltas em exames no SUS em Piracicaba supera o total registrado em 2022.
Edijan Del Santo/EPTV
“O Chamamento Público 02/2022 autorizou o credenciamento de hospitais, clínicas e médicos especialistas para a prestação de serviços médicos especializados, pequenas cirurgias e exames/procedimentos oftalmológicos na Rede Municipal de Saúde com investimento estimado de R$ 4,72 milhões”, afirmou a Secretaria de Saúde em nota enviada à imprensa.
Absenteísmo na Saúde em Piracicaba – Janeiro a maio de 2023
Apesar da quantidade expressiva de procedimentos, ainda há diversas especialidades e pequenas cirurgias que podem ter profissionais credenciados para execução, segundo a prefeitura.
“Ainda temos procedimentos oftalmológicos disponíveis, além de mais de 19 mil horas médicas liberadas em outras 35 especialidades além de quase 800 pequenas cirurgias. Os médicos podem continuar se cadastrando para prestar este serviço. É importante destacar que o pagamento destes procedimentos está atrelado a tabela de preços promovida pelo Cismetro”, apontou o secretário de Saúde, Filemon Silvano.
Filemon Silvano destacou ainda que essa é uma das ações realizadas pela prefeitura para minimizar a falta de médicos e profissionais de saúde existente na rede municipal.
“Trabalhamos por meses para conseguir, de forma legal, oferecer esta prestação de serviço com um preço médio já aplicado atualmente no mercado. Desta forma, acreditamos que este chamamento segue atrativo para que mais médicos se credenciem”.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
SUS em Piracicaba tem mais de 106 mil faltas a exames agendados de janeiro a maio; diz Saúde
Adicionar aos favoritos o Link permanente.