Total de adolescentes da Fundação Casa inscritos na Olimpíada Brasileira de Matemática sobe 30,9% na região de Piracicaba


Principal responsável pelo aumento é a unidade da metrópole, onde o número de participantes na competição saltou de 5 para 40 entre 2022 e 2023. Representante do setor de educação da fundação credita alta ao reforço na orientação. Primeira fase é nesta terça. Unidade da Fundação Casa em Piracicaba
Reprodução EPTV
O número de reeducandos de unidades da Fundação Casa na região de Piracicaba (SP) inscritos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) teve crescimento de 30,9% neste ano, em comparação com o ano passado. A primeira fase da 18ª edição ocorre nesta terça-feira (30).
De acordo com os dados obtidos pelo g1, a unidade da metrópole é a principal responsável pelo aumento, já que o total saltou de 5 para 40. Já nas duas unidades de Limeira (SP), a variação foi mais tímida. Enquanto uma teve queda, a outra, registrou alta.
Veja abaixo na tabela:
Reeducandos na Olimpíadas de Matemática
Reforço na orientação e estímulo
Idair das Graças Faustino Penna, que integra a gerência do setor de educação da Fundação Casa, explicou ao g1 que o aumento de inscritos pode ser reflexo do reforço na orientação aos reeducandos.
“Existe uma explicação. É um investimento que a gente está fazendo. A partir deste ano, a gente orienta que todos os alunos elegíveis estejam preparados para fazer esses exames.”
Penna também ressalta que os reeducandos veem a competição como um estímulo, já que eles passam anteriormente por um diagnóstico sobre a atual condição acadêmica e, com isso, sabem onde precisam melhorar.
“Tendo a aplicação dessa prova, e sendo diagnosticado que ele tenha as habilidades e competências da série em que ele está matriculado, a partir dessas dificuldades, é feito um planejamento para ele como reforço escolar, oficinas de alfabetização. A participação na Obmep é uma forma de estímulo para que ele também supere as dificuldades.”
A olimpíada
Podem participar da Obmep estudantes de escolas públicas e privadas. A competição é composta por duas fases e dividida em três níveis:
I – alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental;
II – alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e
III – estudam nas três séries do Ensino Médio.
Na primeira fase, haverá uma prova objetiva, eliminatória, composta por 20 questões de múltipla escolha.
A divulgação dos classificados, que serão aqueles que conseguirem as maiores notas, deve ocorrer no dia 2 de agosto. Na segunda fase, os estudantes classificados responderão a uma prova discursiva com seis questões, no dia 7 de outubro.
“Na Fundação Casa, os jovens estudam conteúdo programático da rede pública estadual e têm aulas com professores das escolas vinculadoras, as escolas estaduais em que são formalmente matriculados”, destacou a fundação, em nota.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.