Decreto autoriza credenciamento de empresas de aluguel de bicicletas e patinetes em Piracicaba


Segundo a prefeitura, edital para credenciamento deve ser publicado até o final do mês, com permissão de uso de espaços por até três anos. Maioria das ciclovias da cidade é destinada a lazer. Estação de compartilhamento de bicicletas
Luiz Fabiano/Seturel-PE/Divulgação
A Prefeitura de Piracicaba (SP) publicou nesta terça-feira (4), no Diário Oficial do Município, decreto que a autoriza a credenciar empresas de aluguel de bicicletas e patinetes para atuarem na cidade. Segundo a administração municipal, o edital com as regras e prazo para que as empresas se credenciem deve ser publicado ainda neste mês.
O decreto de autorização para credenciamento prevê que o serviço pode ser prestado com ou sem estação, que são os espaços de retirada e devolução dos veículos.
Também conforme o documento, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) poderá firmar os Termos de Credenciamento e de Permissão de Uso com a empresa fornecedora do serviço pelo prazo de 12 meses, mas com possibilidade de prorrogação por até três anos.
O edital de credenciamento, que ainda será publicado, disponibilizará os critérios para instalação das estações e dos requisitos técnicos e operacionais do serviço.
As empresas interessadas em participar do chamamento público terão o prazo de 30 dias, a partir da publicação do edital, para apresentação de documentação de habilitação para a primeira chamada.
De acordo com o decreto, a exploração do serviço de compartilhamento de bicicletas e equipamentos de mobilidade individual será realizada por meio de plataforma digital.
“Nosso intuito é tornar o trânsito cada vez mais inclusivo e, claro, pensando na segurança de todos, independente do modal utilizado para se locomover na cidade”, comentou a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira, em nota.
Serviço de compartilhamento de patinetes elétricos via app em Vitória
FlipOn/Divulgação
A pasta destacou que o serviço será pago pelo usuário, já que a prefeitura apenas autoriza o compartilhamento e fiscaliza exigindo que promovam o serviço de forma segura.
Entre os diversos locais sugeridos para implantação das possíveis estações de bike, segundo a Semuttran, estão:
Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto
Centro Cívico
Largo dos Pescadores
Avenida Renato Wagner
Avenida Cruzeiro do Sul
Praça do Parafuso
Estação da Paulista
Lagoa do Santa Rita
Terminal Central de Integração
“A relação dos interessados será apresentada em sessão pública a ser informada no aviso de abertura, após o término do prazo de apresentação da documentação, e posteriormente será publicada no Diário Oficial de Piracicaba”, finalizou a Semuttran.
Ciclofaixas criadas através do projeto CicloVidas, da Semuttran, em Piracicaba
Justino Lucente/ Prefeitura de Piracicaba
Maioria das ciclovias para lazer
Conforme o g1 mostrou em setembro do ano passado, em um ano, a malha de ciclovias e ciclofaixas em Piracicaba saltou de cerca de 6 quilômetros para 25,7 quilômetros, segundo o site da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transporte (Semuttran). No entanto, apesar do avanço, a maior parte do sistema cicloviário da cidade é voltada apenas à prática de esportes e lazer.
“Realmente eles entregaram os 25km, sim, porém no bairro Nova Piracicaba, onde já tinha ciclovia na Cruzeiro do Sul, e no bairro Santa Rita, que é afastado, e lá em Artemis. […] A gente questionou muito que parecia que estava sendo uma entrega para cumprir com o papel da promessa”, argumentou.
As vias também não se conectam entre si ou a grandes avenidas, que permitiria o uso como meio de transporte de forma mais segura.
“Essa falta de ela [ciclovia] ser conectada, essa falta de pensar no trabalhador é uma coisa que a gente acaba pecando na cidade.”
O mapa abaixo mostra a malha cicloviária da cidade. É possível ver vários trechos isolados, que não se conectam, com exceção da Rua do Porto, que é utilizada para a prática de esportes majoritariamente.
Mapa da malha cicloviária de Piracicaba
Reprodução/Semuttran
Em setembro do ano passado, a prefeitura informou ao g1 a intenção de instalar faixas para ciclistas nas principais avenidas da cidade. “A prefeitura, através da Semuttran e Ipplap [Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba], já realizou diversos estudos nos últimos 20 anos sobre ciclovias em Piracicaba. As principais diretrizes sobre ciclovias estarão no Plano de Mobilidade, que está em desenvolvimento”, apontou, na ocasião.
Nesta terça, o g1 voltou a questionar a administração municipal a respeito da ampliação de ciclovias ou ciclofaixas para transporte, que conectem regiões da cidade, mas não houve resposta.
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