Nº de roubos e furtos de veículos sobe 32,8% e é o maior em sete anos em Limeira; veja flagrantes


De janeiro a maio deste ano foram registradas 635 ocorrências, contra 346 do mesmo período de 2022, aponta SSP. Morador relata que teve o carro levado três vezes por criminosos. Limeira tem aumento em furtos e roubos de veículos
O número de roubos e furtos de veículos e motos em Limeira (SP) aumentou 32,8% nos primeiros cinco meses deste ano, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).
Entre as maiores cidades das regiões de Piracicaba (SP) e Campinas (SP), é a que apresentou o maior aumento percentual.
Nº de roubos e furtos de veículos entre janeiro e maio de 2023
De janeiro a maio deste ano foram registradas 635 ocorrências deste tipo na cidade, contra 478 do mesmo período do ano passado.
O número também é o maior em sete anos – considerando este mesmo período -, segundo a série histórica da SSP. Confira abaixo os dados dos cinco primeiros meses de cada ano desde 2017:
2017 – 597 crimes registrados
2018 – 397 crimes registrados
2019 – 346 crimes registrados
2020 – 329 crimes registrados
2021- 270 crimes registrados
2022- 478 crimes registrados
2023- 635 crimes registrados
Um dos casos aconteceu em maio, em uma concessionária de motos que fica no bairro Vitório Lucato, e foi flagrado por câmeras de segurança. Elas mostram o momento em que dois homens encapuzados entram na loja e rendem os funcionários.
De outro ângulo é possível ver um dos criminosos ao lado de fora dando partida em uma moto e na sequência roubando. Nesse momento, uma viatura da Guarda Civil Municipal estaciona em frente ao estabelecimento e corre na direção do outro assaltante que tentava levar mais uma moto.
“Chegaram dois indivíduos armados e abordaram a gente, pedindo dinheiro, pedindo moto, querendo levar moto de alta cilindradas […] Acabaram levando uma [moto] de teste, só que bem no horário chegou a polícia e tentou pegar os marginais. No entanto, não tiveram êxito na ocorrência”, relata Gabriel Barbosa, funcionário da loja.
Um dos assaltantes acabou fugindo, derrubando uma das motos estacionadas em frente à loja, mas levou o dinheiro do caixa.
“A polícia conseguiu encontrar uma das motos jogadas no moto. A outra ele deixou jogada no chão porque ele não conseguiu levar. Foi uma situação difícil pra gente que está trabalhando aqui todo dia, vendendo as motos”, acrescenta Gabriel.
Momento em que Guarda chega em loja de motos que estava sendo assaltada
Reprodução/ EPTV
O autônomo Ederval Ricardo Vendramini teve o carro levado pelos criminosos três vezes. A última foi há 15 dias.
“Em lugares diferentes roubados, mas encontrados onde todos os carros são depenados […] Quando eu fui buscar o meu, tinha resquícios de outros carros que tinham sido roubados no mesmo dia lá […] Não sei como a pessoa não tem como combater o crime se sabe que os carros são depenados ali”, afirma.
Vítima troca socos com assaltantes
Em um dos últimos casos registrados na cidade, uma testemunha filmou o roubo de uma moto de luxo, na quarta-feira (5) – assista ao vídeo abaixo.
O crime aconteceu na Via Guilherme Dibbern. Pelas imagens, é possível ver dois assaltantes tentando arrancar a vítima de cima da moto. O dono do veículo resiste.
O terceiro ladrão chega e os quatro trocam socos e tapas no meio da avenida, que é movimentada.
Motociclista é agredido com socos e tapas durante assalto em Limeira
A moto é de um marca de luxo que tem modelos que custam de R$ 30 mil a mais de R$ 100 mil.
Foi a própria vítima que acionou a polícia, mas até a última atualização desta notícia ninguém foi preso.
De acordo com a polícia, os criminosos estavam armados, mas não houve disparos.
O que dizem estado e prefeitura
Segundo a SSP-SP, apesar do aumento no número de furtos e roubos de veículos, houve uma redução de mais de 30% no número de roubos em geral, graças ao trabalho da Polícia Militar.
A pasta reforçou, ainda, que a população pode ajudar, denunciando os casos, seja pelo disque denúncia, 181, ou no site da corporação (policiamilitar.sp.gov.br). Em caso de emergência, 190.
Já a Secretaria de Segurança Pública de Limeira comunicou que está atenta aos números e que tem adotado medidas para intensificar as ações de segurança na cidade. Comentou ainda que, nos últimos 15 dias, houve uma queda significativa nos índices.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.