Após chuvas, temperaturas devem cair na região de Piracicaba; ‘mínimas em torno de 10ºC’, aponta IAC


Estimativa é de 90% de chuvas para esta quarta-feira (31) em seis cidades da área de cobertura do g1; Capivari cancela atividades do Dia do Desafio em razão do mau tempo. Piracicaba marcou temperaturas mínimas de 17ºC no início da tarde desta quarta-feira (31).
Claudia Assencio/g1
Após as chuvas registradas entre a noite de terça (30) e a manhã desta quarta-feira (31) na Região de Piracicaba (SP), as temperaturas devem cair nos próximos dias, alcançando os 10ºC, segundo o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A previsão é que o dia siga com chuvas, com 90% de precipitação em Piracicaba (SP), Capivari (SP), Limeira (SP), Nova Odessa (SP), Santa Barbára d’Oeste (SP) e São Pedro (SP).
A tendência é que os dias sigam com temperaturas médias entre 16ºC e 17ºC. As noites e o início das manhãs costumam ser mais gelados. Não há previsão de chuvas fortes para os próximos dias.
“A tendência é que as temperaturas caiam um pouco, mas sem previsão de serem muito baixas, como 8ºC a 9ºC. As mínimas devem chegar novamente a 10ºC graus nos proximos dias, depois devem subir”, afirmou a pesquisadora do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Angelica Prela Pantano.
Veja, abaixo, a previsão para os próximos dias em cidades a área de cobertura do g1 Piracicaba e Região.
Capivari cancela Dia do Desafio
A previsão é de 90% de chuvas para a tarde desta quarta-feira (31), quando é celebrado do Dia do Desafio, evento que promove atividades físicas ao grande público.
Em Capivari (SP), onde os termômetros devem marcar mínimas de 14ºC nesta quinta-feira (1º) e a probabilidade de chuvas é de 90% para todo o dia, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as atividades a céu aberto programadas para Dia do Desafio foram canceladas devido às condições climáticas.
A cidade amanheceu com chuvas e mais gelada nesta quarta-feira (31), com mínimas em 10ºC.
“A Prefeitura de Capivari anunciou o cancelamento da edição de 2023 do Dia do Desafio em razão do mau tempo previsto para esta quarta-feira, dia 31, data em que o evento aconteceria na Praça Central da cidade. As informações sobre o clima foram fornecidas pela Defesa Civil”, informou a administração em nota enviada à imprensa.
Essas não foram as temperaturas mais baixas registradas na região. “As temperaturas estão normais, com as noites e manhãs mais frias, em torno dos 16ºC ou 17ºC, e durante o dia subindo. As mais baixas da região não foram esses dias, ocorreram no inicio do mês quando registramos 10ºC -11ºC em toda a região”, disse a pesquisadora do IAC.
Termômetros em Piracicaba registraram temperaturas mínimos em torno de 8ºC a 10ºC na primeira quinzena de maio de 2023.
Claudia Assencio/g1
Chuvas
Ainda de acordo com a pesquisadora do Instituto Agronômico de Campinas, os registros de chuvas estão dentro da média.
“É comum chover pouco em maio na maioria das cidades da região. Maio já é um mês mais seco mesmo. O que aconteceu é que não choveu quase nada durante o período e o volume se concentrou nestes últimos dois dias. A marca está dentro ou abaixo da normal para o período, entre 30 a 60 milímetros.
Junho seco
O mês de junho tende a ser ainda mais seco. “As previsões não indicam chuvas significativas para o período, mas pode ocorrer de uma frente fria trazer um pouco de chuva, ainda que bem pontual. Junho será seco e com temperaturas mínimas, abaixo de 15º”, pontua a pesquisadora do IAC.
Limeira registra menor temperatura do ano em maio
Regiões de Campinas e Piracicaba devem ter terça com manhã gelada; veja previsão
No último dia 15 de maio, Limeira (SP) registrou 4,9ºC, a temperatura mais baixa do ano na região de Piracicaba (SP). Os dados são do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro).
Naquele dia, Cordeirópolis marcou mínima de 5,1ºC, e Piracicaba, 7ºC.
Por outro lado, as cidades também registram baixa umidade relativa do ar, devido à falta de chuva. Piracicaba atingiu 23% nesta segunda-feira e chegou em estado de atenção. Já Limeira ficou próxima do estado de atenção, com 31%.
Confira os cuidados a serem tomados:
Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.;
Consumir água à vontade.
Previsão do tempo para quinta-feira (1º)
Confira abaixo a previsão do tempo para as maiores cidades da região de Piracicaba nesta quinta -feira (1º).
Piracicaba
Mínima: 10ºC
Máxima: 24ºC
Probabilidade de chuvas: 5%

Limeira
Mínima: 8ºC
Máxima: 19ºC
Probabilidade de chuvas: 5%
Santa Bárbara d’Oeste
Mínima: 14ºC
Máxima: 24ºC
Probabilidade de chuvas: 5%
Nova Odessa
Mínima: 14ºC
Máxima: 25ºC
Probabilidade de chuvas: 5%
Capivari
Mínima: 10ºC
Máxima: 24ºC
Probabilidade de chuvas: 5%
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.