Ministro das Relações Institucionais se reuniu com representantes dos municípios na manhã deste sábado (3), em Hortolândia (SP). Projeto deve ser discutido em Brasília ainda neste mês. Ministro Alexandre Padilha participa de encontro com prefeitos em Hortolândia
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, participou na manhã deste sábado (3), em Hortolândia (SP), de um encontro com prefeitos de cidades da região de Campinas (SP) para discutir o projeto de construção de uma usina que gera energia a partir do lixo em Nova Odessa (SP).
A reunião contou com a presença dos administradores que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas. Segundo Padilha, um cronograma do projeto deve ser estabelecido a partir de uma reunião com os prefeitos em Brasília (DF) no dia 14 de junho.
“Vamos poder apresentar isso aos ministérios e, a partir daí, vamos poder ter um cronograma, porque tem que ser feito um leilão, que é organizado pelo Governo Federal. Empresas privadas participam desse leilão e a partir daí o cronograma de execução destas obras”, explica Padilha.
O ministro destacou, ainda, que pretende levar à reunião na capital federal, que também terá a participação dos ministérios do Meio Ambiente e das Cidades, questões de proteção ambiental e um programa de apoio aos trabalhadores de materiais recicláveis.
Juntos, os municípios de Sumaré (SP), Santa Bárbara d’Oeste (SP), Nova Odessa, Monte Mor (SP), Hortolândia, Elias Fausto (SP) e Capivari (SP), que participaram do encontro, produzem 700 toneladas de resíduos por dia. A tecnologia que produz eletricidade a partir do lixo já existe em outros países.
Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, em reunião realizada em Hortolândia (SP)
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Em reunião com prefeitos, Padilha prevê construção de usina que gera energia a partir do lixo na região de Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.