PIRANOT, Jornal PIRANOT, PIRA NOT, Júnior Cardoso, Notícias de Piracicaba, Jornal de Piracicaba, G1 Piracicaba
O Green Card Baseado em Emprego nos EUA pode ser um esforço desafiador, e o Formulário ETA-9089 é um documento importante no processo. Neste guia, tentaremos explicar o que é o Formulário ETA-9089, como solicitar um Ajuste de Status baseado em emprego e como obter um EAD enquanto sua solicitação de green card é processada.
O que é o Formulário ETA 9089
O Formulário ETA-9089 é o “Application for Permanent Employment Certification” pelo qual empregadores sediados nos Estados Unidos buscam empregar trabalhadores estrangeiros permanentemente. PERM significa Program Electronic Review Management e é necessário ter a aprovação do Departamento de Trabalho dos EUA (DOL).
Para obter essa certificação, o empregador precisa demonstrar que a contratação de um trabalhador estrangeiro não terá efeitos adversos no mercado de trabalho nos EUA. Isso envolve garantir que tenha sido claramente demonstrado que eles tentaram empregar trabalhadores dos EUA para a posição dada, mas não conseguiram encontrar nenhum candidato adequado. Na verdade, é somente com a aprovação do Formulário ETA-9089 pelo DOL que o empregador pode entrar com o pedido de green card para o trabalhador estrangeiro.
Como solicitar um Ajuste de Status baseado em emprego
Depois que o Formulário ETA-9089 for aprovado, o trabalhador estrangeiro pode solicitar um Ajuste de Status (AOS) para se tornar um residente permanente enquanto estiver nos EUA. Veja como o processo funciona:
- Arquivar Formulário I-140
O empregador precisará protocolar o Formulário I-140 (Immigrant Petition for Alien Workers) no USCIS. Esta petição também cria a base para o requerimento de green card para o trabalhador em questão.
- Aguarde a disponibilidade do visto
Para solicitar um visto, o trabalhador deve atender aos requisitos da categoria do país para tais números anuais de visto. O Departamento de Estado dos EUA também publica todo mês o que é chamado de Visa Bulletin, mostrando quais vistos de países estão disponíveis.
- Arquivar Formulário I-485
Se, de acordo com o Visa Bulletin, um número de visto estiver disponível, um imigrante pode enviar o I-485 (Pedido de Ajuste de Status) para solicitar um green card sem sair dos EUA. Este formulário também vem com os documentos de suporte necessários, como um relatório de exame médico e comprovante de entrada nos EUA de forma legal.
- Consulta biométrica e possível entrevista
O formulário I-485 deve ser arquivado no USCIS, que pode exigir que o requerente compareça para uma consulta biométrica, na qual ele/ela forneça impressões digitais e informações de antecedentes.
- Decisão final
Após a análise do pedido, o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) concederá ou rejeitará o green card.
Como obter o I-766 enquanto o pedido de green card está pendente
É muito importante que, enquanto estiver passando pelo processo de solicitação do green card, você ainda possa trabalhar nos EUA solicitando um Employment Authorization Document (EAD ou formulário I-766). Veja como obtê-lo:
- Arquivar Formulário I-765
Você pode preencher o Formulário I-765 (Application for Employment Authorization) ao mesmo tempo em que preenche o Formulário I-765. Se aprovado, você poderá trabalhar nos EUA enquanto espera que seu pedido de green card seja processado.
- Aguarde o processamento
Leva alguns meses para a página de informações biográficas e o aviso serem adicionados ao Formulário I-765, mas o tempo exato de processamento pode mudar. Neste momento, o status do pedido pode ser verificado com a ajuda do número de recibo emitido pelo USCIS.
- Receber Autorização de Emprego
Se seu pedido for aprovado, você receberá o EAD, que permite que você trabalhe legalmente nos EUA até que o pedido do green card esteja pendente.