Educação STEAM já é uma realidade na rede municipal de Piracicaba


Formação de professores e montagem de laboratórios de tecnologia e inovação em escolas possibilitam o ensino por meio da abordagem que é amplamente difundida no exterior
Divulgação: Fundação ArcelorMittal
A educação municipal de Piracicaba começou o ano de 2023 recebendo um grande investimento. Neste primeiro semestre, a cidade ganhou dois laboratórios STEAM, por meio da Fundação ArcelorMittal. O primeiro deles foi montado na sede da Secretaria Municipal de Educação e será utilizado pelas 124 escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental da rede pública de Piracicaba. O laboratório está equipado com kits de robótica Lego e notebooks, para aulas de programação e robótica.
O segundo laboratório está localizado dentro da Escola Municipal Professora Antônia Benedita Eugênio, já que foi uma premiação a uma turma da unidade, que venceu o Prêmio Liga STEAM em 2022, na categoria Ensino Fundamental. Com um projeto de arquitetura, que buscou transformar um espaço utilizado para descarte indevido de resíduos em um parque de lazer para a comunidade, alunos do 5º ano C concorreram entre mais de 1800 projetos inscritos e saíram como vencedores.
O Prêmio Liga STEAM foi apenas uma das iniciativas de difusão do ensino STEAM promovidas em Piracicaba. No ano passado, a cidade recebeu, de forma pioneira, a formação de professores da rede municipal com foco na abordagem. Participaram educadores que atuavam do 1º ao 5º ano em escolas municipais. Durante oito meses, eles se dedicaram a encontros online e presenciais para discutir a abordagem e criar oportunidades de aplicá-la em sala de aula. A formação foi promovida pela Tríade Educacional, em parceria com a Fundação ArcelorMittal. A Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba também apoiou o projeto, abrindo as escolas e incentivando os profissionais.

Divulgação: Fundação ArcelorMittal
A iniciativa deu tão certo, que em 2022 foi replicada na cidade de Serra, no Espírito Santo, e este ano é realizada em Belo Horizonte (Minas Gerais), Contagem (Minas Gerais), Itaúna (Minas Gerais), João Monlevade (Minas Gerais), São Francisco do Sul (Santa Catarina) e Resende (Rio de Janeiro). Agora, a Liga STEAM também tem parceria com a Fundação Banco do Brasil, o que aumenta os investimentos e o impacto social das ações em prol da educação do país.
“A educação tem o poder de transformar realidades e impulsionar mudanças. Difundir a abordagem STEAM é uma forma de responder a desafios produtivos, profissionais, sociais e ambientais por meio da educação. Um compromisso de longo prazo, que transforma realidades, deixa legados e vai se expandindo, assim como foi em Piracicaba. Temos muito orgulho desta parceria com o município”, diz Herik Marques, Diretor Superintendente da Fundação ArcelorMittal.
E a parceria não para por aí. Piracicaba ainda tem a chance de continuar recebendo investimentos na educação. O Prêmio Liga STEAM 2023 está com inscrições abertas e, este ano, também aceita inscrições de turmas do Ensino Infantil. Uma oportunidade para professores e alunos pensarem soluções criativas para a sua comunidade e ainda concorrer a prêmios para a escola.
O tema do ano é “8 bilhões de motivos para mudar o presente – sua contribuição para o planeta começa em sua comunidade”. Para conhecer o regulamento e se inscrever, é só acessar www.ligasteam.com.br.
O que é STEAM – STEAM é uma abordagem educacional que integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Amplamente difundida em diversos países do mundo, como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido, a abordagem STEAM envolve os estudantes com a resolução de problemas e promove uma experiência significativa em sala de aula mais conectada com os desafios dos dias atuais. Ela tem gerado bons resultados quando o assunto é valorização do protagonismo dos estudantes e a aplicação de conhecimentos integrando habilidades de diferentes áreas. Implementada por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a abordagem busca formar estudantes da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio para resolução de desafios reais e que construam conhecimentos, apoiados pelo educador, de forma significativa.
Sobre a Fundação ArcelorMittal – Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal é responsável por direcionar os investimentos sociais e conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes para a cidadania das crianças e jovens brasileiros. As iniciativas promovidas pela Fundação se articulam em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Só em 2022, mais de R$73 milhões foram investidos em recursos próprios e incentivados. Saiba mais em www.famb.org.br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.