Governo Zanatta anuncia compra de mil aparelhos auditivos para diminuir fila de cinco anos em Piracicaba

PIRANOT, Jornal PIRANOT, PIRA NOT, Júnior Cardoso, Notícias de Piracicaba, Jornal de Piracicaba, G1 Piracicaba

Foto: CCS

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu 1.028 Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) que vão beneficiar 527 pacientes que aguardavam na fila há mais de cinco anos. O investimento é de R$ 1.163.52,00 e a empresa contratada para entregar os aparelhos é a E.A. de Lima Aparelhos Auditivos.

O processo para atender os pacientes foi realizado pelas equipes da Atenção Secundária (Especialidades). A secretária-executiva de Atenção Primária e Secundária, Daniela Andrade, lembrou que a fila de pessoas que precisam da prótese auditiva era de 1.076 pacientes, muitos deles aguardando desde 2019. “Inicialmente serão atendidos 527 pacientes. A entrega será realizada de forma gradativa, começando pelos casos mais graves e prioritários, lembrando que há pacientes que precisam de apenas um aparelho e outros necessitam de dois”.

Daniela explicou que um pregão para compra destes aparelhos foi realizado em 2024, porém, a empresa ganhadora não pode concluir o processo de compra pelo fato de o período eleitoral ser impeditivo legal para entrega dos mesmos, uma vez que são considerados doações. “Em fevereiro deste ano retomamos esse processo de compra, para o qual a Prefeitura conseguiu um desconto nos aparelhos em nova negociação. A assinatura do contrato aconteceu na tarde de ontem, 02/04, e a entrega está prevista já para o mês de maio”.

Os aparelhos são de amplificação sonora individual nos tipos A (397 unidades) e B (618 unidades), que compatíveis com perdas auditivas de grau leve a profundo, e o tipo C (13), compatível com perdas auditivas de grau leve a severo. A entrega será realizada pelo setor de Fonoaudiologia do Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Postão, que fica à Travessa Professor Newton de Almeida Mello, s/n, Centro – atrás do Mercado Municipal.

Em fevereiro iniciamos a convocação desses pacientes para realizar novo exame de audiometria no Centro de Reabilitação de Piracicaba, o CRP, para estarem preparados para receber o aparelho auditivo. Desde então, já realizamos mutirão de audiometria aos sábados de março, com média de 15 exames por dia, estando previsto para o mês de abril o mesmo quantitativo nos sábados dias 05, 12 e 26 de abril”, completou Daniela.

O secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco, reforçou que o trabalho das equipes não para aqui. “O aparelho auditivo pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de pessoas com perda auditiva, bem como a interação social, permitindo que a pessoa participe de atividades de grupo e volte a usar o telefone e assistir televisão, por exemplo. Trazer essas melhorias é o que queremos e vamos fazer até conseguirmos zerar a fila de espera por essas próteses”.

ACESSO – Para os usuários do SUS terem acesso aos aparelhos auditivos, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde de referência e passar por consulta com clínico geral para posterior encaminhamento a otorrinolaringologista. Por meio de exame de audiometria será verificado o grau de surdez. A partir deste resultado, se necessário, é feita uma ficha pré-cadastro que é o protocolo para abrir APAC (Autorização de Procedimentos Ambulatoriais de Alta Complexidade) exigida pelo Ministério da Saúde. Cabe lembrar que a prioridade para receber estes aparelhos é crianças de zero a 15 anos, sempre respeitando as normas e critérios estabelecidos pelo Governo Federal.

A cidade mantém convênio com o Ministério da Saúde que disponibiliza – sem custo a municipalidade – aparelhos para atender até 10 usuários do SUS/mês em Piracicaba por meio do programa de Reabilitação Auditiva, com regulação do Governo do Estado de São Paulo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.