Caged: região de Piracicaba gera 2.074 empregos formais em março, mas saldo é 35% menor do que há um ano


Cenário de queda vai na contramão do restante do país, que viu aumentar em 97,6% o n° de postos de trabalho no comparativo. Veja gráficos com desempenhos dos setores e de cada cidade. Imagem aérea do Mercado Municipal de Piracicaba, o Mercadão, no Centro da cidade
José Furlan
A região de Piracicaba (SP) gerou 2.074 empregos com carteira assinada em março deste ano, informou na tarde desta quinta-feira (27) o Ministério do Trabalho e Emprego. Apesar de positivo, o saldo é 35,3% menor do que no mesmo período do ano passado, quando 3.206 vagas foram criadas.
O dado consta do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e representa o saldo líquido (contratações menos demissões) da geração de empregos formais.
Segundo o balanço, em março deste ano, as 18 cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba registraram:
18.019 contratações
15.945 demissões
A queda em comparação a 2022 vai na contramão do cenário nacional, já que o país viu aumentar em 97,6% o número de oportunidades geradas no período.
Além da retração em relação ao mesmo período do ano passado, a região de Piracicaba também viu o saldo de empregos formais em março ser menor do que no mês anterior. Veja o gráfico com o cenário dos últimos 12 meses:
Setores da economia
O setor de serviços foi o principal responsável pelo saldo positivo da região de Piracicaba em março.
Ao todo, o segmento, que engloba áreas como administração pública, educação, serviço social, alimentação, informação, comunicação, serviços domésticos e outras, contabilizou 1.277 vagas de emprego abertas no mês.
O número corresponde a 61,5% do saldo total da região, de 2.074.
Logo atrás, vem o setor de agropecuária, com 401 postos de trabalho gerados. Comércio, construção civil e indústria também tiveram saldos positivos, ainda que com números mais comedidos. Veja a divisão no gráfico:
Saldo por cidade
Das 18 cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba, apenas três registraram saldo de empregos criados negativos em março deste ano: Iracemápolis (-62), Mombuca (-18) e Nova Odessa (-5).
Já o município que mais se destacou positivamente foi Limeira, com 490 oportunidades geradas no terceiro mês de 2023.
Veja o gráfico com o comparativo entre março de 2022 e março de 2023 em cada local:
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.