Diretoria do hospital afirmou nesta quarta-feira (28), em nota, que revisa protocolos e analisa o caso para tomar as medidas cabíveis. Criança de 5 anos tem gaze esquecida dentro do corpo após cirurgia em Limeira, diz família
Os pais de um menino, de 5 anos, registraram uma denúncia contra a Santa Casa de Limeira (SP) na Polícia Civil nesta terça-feira (27). Segundo a família, a criança vomitou uma gaze esquecida no corpo sete dias após passar por cirurgia no nariz. No pós-operatório, a criança sentia dores, falta de apetite e febre. Depois de engasgar e sentir dificuldade de respirar, a criança soltou o tecido cirúrgico. “Foi desesperador”, disse a mãe.
As queixas do filho teriam sido classificadas como “manha” pelo médico que atendeu o caso, segundo a mãe da criança. Procurada pela reportagem da EPTV, afiliada da Globo para região de Piracicaba (SP), a Santa Casa de Limeira hospital afirmou em nota, nesta quarta-feira (28), que abriu investigação interna e toma medidas cabíveis.
Antes da consulta de retorno, durante o período de recuperação pós-operatório, o menino não conseguia dormir e teve febre. “Além disso, tinha um odor muito forte. Não dava para ficar perto dele. O médico examinou e disse que era normal da cirurgia. Mas, eu estranhei porque esses sintomas só apareceram quase sete dias”, relatou.
Criança tem gaze esquecida no corpo após cirurgia de adenoide na Santa Casa de Limeira
Reprodução/EPTV
Ao retornar para casa com a criança após a atendimento de retorno, a mãe disse que fez um purê para alimentar o filho. “Quando cheguei na cozinha, meu filho filho estava com as mãos erguidas pedindo socorro e sem ar. Peguei na cintura dele e apertei. O tufo de gaze saiu junto com o que ele cuspiu na pia”, contou.
Santa Casa de Limeira
A diretoria da Santa Casa de Limeira afirmou à reportagem da EPTV, afiliada da Globo para região de Piracicaba afirmou, em nota, que revisa os protocolos e analisa o caso para, depois, tomar medidas eventuais medidas cabíveis.
“Todas as medidas internas já foram iniciadas desde o início desta quarta-feira (28). Todos os setores competentes estão envolvidos nestas medidas de apuração e identificação para posteriores eventuais outras ações. Paralelamente, protocolos estão sendo revistos”, comunicou em nota.
Pais afirmam que criança sentiu dores, febre e tinha odor forte após a cirurgia feita na Santa Casa de Limeira
Reprodução/EPTV
O hospital disse que a criança foi acolhida ao retornar ao Pronto-Socorro. “Foram feitos exames e verificadas boas condições. Por este motivo, foi liberada. A Santa Casa de Limeira atende centenas de pessoas todos os dias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e preza pela melhoria contínua no atendimento. O compromisso do hospital é dar toda a atenção que o caso exige”, afirmou.
Em relação às queixas da criança, relatadas na primeira semana após a cirurgia, a Santa Casa disse os sintomas podem ser comuns no pós-operatório.
“Queixas relatadas na primeira semana, como dor, falta de apetite e mau hálito são sintomas de pós-operatório, compatíveis com o período do tipo de cirurgia e, por isso, não levantou nenhuma suspeita além no momento da consulta”, completou.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Pais denunciam Santa Casa de Limeira após criança ter gaze esquecida no corpo durante cirurgia: ‘foi desesperador’, diz mãe
Adicionar aos favoritos o Link permanente.