Mulher morre de raiva humana após ser mordida por macaco sagui

PIRANOT, Jornal PIRANOT, PIRA NOT, Júnior Cardoso, Notícias de Piracicaba, Jornal de Piracicaba, G1 Piracicaba

Foto: Google Maps

Uma mulher de 56 anos faleceu no último sábado (11), no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Recife (PE), em decorrência de complicações da raiva humana. O caso teve início após ela ser atacada por um sagui no final do ano passado (2024).

O ataque ocorreu em 31 de dezembro, quando o sagui se aproximou da área urbana. A vítima buscou atendimento médico apresentando sintomas iniciais, como dormência, fraqueza e dores pelo corpo, sendo diagnosticada com raiva no dia 9 de janeiro.

Apesar de ser orientada a iniciar o tratamento com soro e quatro doses de vacina antirrábica, a mulher não completou o protocolo. Em 2 de janeiro, seu estado de saúde piorou, evoluindo para um quadro neurológico grave com insuficiência respiratória. Ela foi transferida para o Huoc, mas não resistiu.

Em nota, a Vigilância Ambiental reforçou a importância de evitar o contato com animais silvestres, como saguis, que não são vacinados contra a raiva. A entidade também alertou sobre a necessidade de seguir rigorosamente o tratamento em casos de exposição ao vírus.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.