Abaixo da meta de cobertura, cidades da região de Piracicaba seguem recomendação do Estado e prorrogam vacinação contra gripe


Governo de São Paulo anunciou prorrogação da campanha seria encerrada nesta sexta-feira (30). Na região, Santa Bárbara d’Oeste já adotaram medida. Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada em Piracicaba e cidades da região.
Divulgação/Prefeitura de Piracicaba
Com cobertura abaixo do esperado, cidades da região de Piracicaba (SP) seguem a recomendação anunciada pelo Governo de São Paulo e prorrogam a campanha de vacinação contra gripe. A aplicação do imunizante, que acontece desde abril em todo o território nacional, tinha previsão de encerramento nesta sexta-feira (30). A meta é vacinar 90% do público-alvo.
Nas cidades de Piracicaba (SP), , Santa Bárbara d’Oeste (SP) e Capivari (SP), a cobertura vacinal em relação aos grupos prioritários, especialmente, não ultrapassou os 50% do total previsto.
Todas as pessoas acima dos seis meses de idade podem receber a vacina. Para se imunizar, é preciso comparecer a uma unidade de saúde com documento com foto, carteira de vacinação e Cartão SUS em mãos.
Confira abaixo detalhes sobre a cobertura vacinal em cada cidade e como será a continuidade da campanha nos municípios.
Piracicaba
Em Piracicaba (SP), foram aplicadas 77.974 da vacina contra gripe/Influenza, até às 9h30 desta sexta-feira (30), no total. Aos grupos prioritários foram 48.302 imunizações, o que representa 43% da cobertura. A prefeitura informou ao g1 que a aplicação do imunizante continua até que os órgãos competentes informem o término da campanha.
Confira o balanço da cobertura para cada grupo:
Crianças de 6 meses a menores de 2 anos: 2.777 doses aplicadas; cobertura de 38%
Crianças de 2 a menores de 5 anos: 3.134 doses aplicadas; cobertura de 21%
Crianças com 5 anos: 835 doses aplicadas; cobertura de 17%
Gestantes: 1.303 doses aplicadas; cobertura de 35%
Trabalhadores da saúde: 5.785 doses aplicadas; cobertura de 46%
Puérperas: 153 doses aplicadas; cobertura de 25%
Idosos: 34.315 doses aplicadas; cobertura de 50%
Neste sábado (1º), a Secretaria Municipal de Saúde abre a unidade do CRAB Vila Rezende para imunização contra influenza/gripe, voltada à população com mais de seis meses de idade, das 8h às 14h.
Na próxima semana, de 3 a 7 de julho, a vacinação segue nas 68 unidades de saúde da cidade: CRABs e UBSs, das 8h às 15h, exceto CRAB Paulista, e PSFs, das 8h às 16h.
Limeira
A Secretaria de Saúde de Limeira informou ao g1, em nota, que prorrogará a vacinação contra a gripe. A cobertura vacinal é de 46% até esta sexta-feira.
A nova data de encerramento e a cobertura atual ainda não foram divulgadas pelo município.
Santa Bárbara d’Oeste
UBS Cidade Nova em Santa Bárbara d’Oeste
Sílvio Medeiros/Prefeitura
Em Santa Bárbara d’Oeste a cobertura da campanha de vacinação contra a gripe está em torno de 38%, em relação aos grupos inicialmente definidos como prioritários.
Do total de 35.019 doses aplicadas até a sexta-feira (30). Sendo 10.693 dos imunizantes à população em geral, após a liberação da imunização para todas as pessoas acima de 6 meses de idade, que não faziam parte do público-alvo inicial da campanha.
Veja como está a cobertura da vacinação até esta sexta-feira (30) para os grupos prioritários:
Idosos: 44,7%
Puérperas: 25,9%
Trabalhadores de Saúde: 40,5%
Gestantes: 33%
Crianças: 26%
“Santa Bárbara d’Oeste segue as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. O município realiza Salas de Espera Ativa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ampla divulgação da Campanha em seus canais oficiais de comunicação”, comunicou em nota.
A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara disse que abriu algumas UBSs aos sábados durante a campanha, visando ampliar o acesso da população à vacinação. “A pasta irá estudar a possibilidade de repetir a medida durante o próximo mês, após essa nova prorrogação”, acrescentou.
Capivari
A Prefeitura de Capivari informa que até o último levantamento, no dia 28 de junho, foram aplicadas 13.785 doses de vacina contra a gripe em todas as Unidades de Saúde do município. ”
A Secretaria da Saúde se reunirá nesta sexta-feira, dia 30, para definir sobre uma eventual prorrogação da Campanha de Imunização contra a Influenza”, disse em nota.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.