Série de reportagens do g1 revela histórias sobre os 135 anos do Mercado Municipal de Piracicaba


Conteúdos em vídeo e texto retratam o dia a dia do centro de compras a partir das famílias que se criaram nele, além de tradições importantes que sobrevivem e permeiam a vida do piracicabano. O g1 publica uma série de reportagens em vídeo e texto sobre o Mercado Municipal de Piracicaba, que completa 135 anos na quarta (5). Construído em 1887 e inaugurado em 1888, o “Mercadão” é dos mais antigos do país e foi palco para o surgimento de algumas das tradições mais antigas da cidade, que permeiam até os dias de hoje o cotidiano dos piracicabanos.
As reportagens especiais serão publicadas de terça (4) a sexta-feira (7). Assista uma prévia dos conteúdos no vídeo abaixo:
Série de reportagens revela histórias sobre os 135 anos do Mercado Municipal de Piracicaba
Entre os únicos do Brasil que foi inaugurado no século XIX e permanece até hoje no mesmo local, o mercadão é tombado como patrimônio cultural da cidade e reúne centenas de histórias de famílias que se criaram e passaram as bancas mais tradicionais por gerações, cujos herdeiros seguem “tocando” o negócio até hoje.
Segundo a Associação do Comércio Varejista do Mercado Municipal de Piracicaba (Ascomep), responsável pela administração do mercadão, o local recebe aproximadamente 220 mil pessoas por mês. São cerca de 350 permissionários e funcionários que trabalham lá.
Mercado Municipal de Piracicaba
Caroline Giantomaso/g1
As reportagens da série especial vão abordar aspectos importantes que cruzam com a história do Brasil, como o fato do primeiro presidente civil do país, Prudente de Moraes, também ter sido um dos responsáveis por criar o regulamento do Mercado Municipal de Piracicaba, entre 1887 e 1888, quando era vereador piracicabano.
O mercadão foi peça chave para o desenvolvimento do interior de São Paulo. As reportagens vão mostrar como a visão de negócio dos comerciantes que ali trabalhavam perdurou e se mostrou pioneira. Apesar de antigo, o centro de compras também é vanguardista.
Os filhos e netos dos permissionários que tocavam o mercadão no século XX permanecem no local, mantendo a tradição de bancas com mais de meio século de funcionamento.
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.