Falta d’água é motivo de 1 a cada 5 solicitações de atendimento ao Semae em Piracicaba


Percentual só fica abaixo de pedidos de novas ligações de água ou esgoto; dados da Ares-PCJ também apontam que 18,8% dos casos são solucionados fora do prazo. Prédio do Semae de Piracicaba
Debora Teixeira Oliveira/ Semae
Falta d’água é o motivo de uma a cada cinco solicitações de atendimento protocoladas no Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Piracicaba (SP). O percentual é menor, apenas, em relação ao de pedidos de novas ligações de água e esgoto, que é de um a cada quatro registros.
Os dados se referem ao período entre maio de 2022 e maio deste ano e foram informados pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ) no parecer no qual autorizou um reajuste de 12,75% nas tarifas de água e esgoto da cidade.
Na sequência das manifestações registradas na autarquia, estão os relatos de vazamentos de água, que representam 13,3% do total.
A agência também divulgou o tempo que a autarquia leva para resolver os problemas que chegaram através dos consumidores.
A maioria deles (57%) são solucionados dentro do prazo, mas 20,3% requisitam prorrogação do tempo para realização dos trabalhos e 18,8% são resolvidos depois do prazo pré-definido.
Prazos de atendimento de reclamações nos últimos 12 meses
45% convive com falta d’água, diz pesquisa
O parecer tarifário incluiu, ainda, uma pesquisa de satisfação realizada com moradores entre 29 e 31 de maio de 2022. O levantamento aponta que 45,1% dizem conviver com falta d’água em sua casa ou estabelecimento.
A pesquisa é quantitativa e ouviu 381 chefes de família, responsáveis por condomínios e responsáveis por estabelecimentos comerciais da cidade de Piracicaba. A margem de erro é de 5%.
Para aqueles que informaram casos de falta d’água, os pesquisadores também questionaram a frequência com a qual eles ocorrem e os resultados foram os seguintes:
Menos de uma vez por mês: 3,5%
Uma vez por mês: 8%
Duas vezes por mês: 6,7%
Três vezes por mês: 3,1%
Uma vez por semana: 17,3%
Mais de uma vez por semana: 60,5%
Não respondeu: 0,9%
Segundo os pesquisadores, entre outros fatores, a metodologia levou em consideração sexo e faixa etária e se baseou em projeções realizadas pelo Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Fino, em Piracicaba
Justino Lucente/Prefeitura de Piracicaba
Agência faz recomendações
Embora tenha autorizado o reajuste nas tarifas, a Ares-PCJ fez recomendações ao Semae no documento.
Entre elas, está revisar o Plano Municipal de Saneamento Básico, em conjunto com a prefeitura, para acompanhar os investimentos, metas, programas, projetos, ações e indicadores necessários para a universalização do abastecimento de água e do esgotamento sanitário.
Entre outros pontos, também recomendou o estabelecimento de programas de eficiência energética, realizar investimentos previstos e buscar meios para reduzir a inadimplência.
A agência cita ainda, que, atualmente, o Semae possui nove monitoramentos de pressão da rede de água em desconformidade, de outros períodos anteriores a 2023, que já foram informados e podem gerar multa se não houver solução.
Em nota, o Semae informou que essas solicitações se tratam de situações que demandam uma análise técnica mais detalhada e por isso podem ultrapassar o prazo de resposta. “Como exemplo a necessidade de maquinários específicos, operações de avaliação do local, intempéries climáticas, intervenção de vias públicas de grande tráfego, intervenção de terceiros (Comgás, CPFL e etc.).”
A autarquia disse também que realiza reforços no sistema de distribuição de água, como ampliações de estações, construção de adutoras e subadutoras, troca de equipamentos e outros. “Outras obras estão previstas e serão possíveis em função de novos investimentos, sendo as principais a implementação de novas adutoras e ampliação da Estação de Tratamento de Água do Capim Fino.”
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.