Confira o Top-5 com as matérias mais lidas do g1 nas última semana. Entre elas, está ainda uma fábrica clandestina de doces descoberta pela polícia em Campinas. Moedas falsas, agressão em rodeio, onça branca: confira o top-5 das mais lidas do g1
O Top-5 das notícias mais lidas do g1 das áreas de cobertura da EPTV, afiliada da TV Globo, na última semana, reúne casos de repercussão, como estudante de 10 anos de Limeira (SP) que publicou um artigo em uma revista científica após identificar moedas falsas do Brasil colonial, uma agressão brutal em um rodeio e a possível descoberta de uma onça branca.
Entre os destaques, há, ainda, a descoberta de uma fábrica clandestina de doces em Campinas (SP) e um homem preso dentro de um culto evangélico por furto de celulares. Veja abaixo.
Criança cientista
Mariana durante observação da densidade das moedas
Arquivo pessoal
O experimento de uma garota de 10 anos virou artigo em uma revista de divulgação científica nacional. Moradora de Limeira, Mariana Bueno de Paula Tamani fez uma análise de moedas falsas da época do Brasil colônia.
O artigo de três páginas “Uma Conversa Além do Cofrinho” foi publicado na revista Ciência Hoje das Crianças, voltada ao público infantil e coordenada por universidades do Rio de Janeiro. Os artigos são revisados por um conselho científico, formado por pesquisadores em diferentes áreas.
“A ciência é muito importante para todas as pessoas e ajuda em muitas coisas importantíssimas. Por exemplo, se não fossem os cientistas a gente não saberia sobre a Covid-19”, explica a estudante.
Detido em culto
Suspeito de furtar celulares de colegas de trabalho é preso durante culto em Campinas
Um homem de 32 anos foi detido no dia 23 de abril, em Campinas, durante culto de uma igreja evangélica. Ele é suspeito de furtar celulares de colegas de trabalho, segundo a Guarda Municipal.
Conforme o registro da ocorrência pela corporação, os crimes teriam ocorrido há cerca de duas semanas. Uma das vítimas o reconheceu no culto da igreja e acionou a polícia.
Ele confessou o crime e deve responder em liberdade, segundo a Guarda Municipal. No momento da abordagem ele carregava uma mochila e uma bíblia, mas já não estava com os celulares mais.
Investigação sobre agressão brutal em rodeio
Vídeo mostra jovem sendo agredido no rodeio em Ribeirão Preto, SP
A pessoa que filmou Rubens Prudente Correa Neto, de 21 anos, suspeito de agredir violentamente o estudante Enzo Ribeiro Lobo, de 18 anos, durante o rodeio de Ribeirão Preto (SP) na madrugada do dia 23 de abril, também pode se tornar alvo de investigação da Polícia Civil, de acordo com o delegado seccional Sebastião Vicente Picinato.
Se ficar comprovado que quem filmou colaborou para a agressão acontecer, Picinato explica, a pessoa pode ser classificada como coautora e também responder criminalmente na Justiça.
“Se ele estava naquela vontade de participar filmando, se incentivou a pessoa a praticar o crime, ele também pode ser responsabilizado. Nós já requisitamos, junto à organização do evento, as imagens de segurança para fazer a análise e identificação dessa pessoa”, disse o delegado.
No vídeo, que começou a circular na noite de domingo e viralizou nas redes sociais, Rubens, que cursa o primeiro semestre de agronomia em uma universidade particular em Ribeirão Preto, agride Enzo brutalmente durante a apresentação de um DJ na madrugada de domingo no Ribeirão Rodeo Music.
As imagens mostram quando ele se aproxima do jovem, que está se servindo de gelo e bebida, e começa a provocá-lo, dizendo “eu vou te bater”. Enzo parece não entender o que Rubens diz por causa do barulho.
Fábrica clandestina de doces
Fábrica de doces clandestina foi localizada em Sumaré
Reprodução/EPTV
A Polícia Civil fechou uma fábrica clandestina de doces, no distrito do Matão, em Sumaré (SP), na terça-feira (25). O proprietário foi preso.
De acordo com a corporação, o barracão improvisado, que reunia uma linha de produção de canudos de doce de leite, tinha infiltrações, fritadeira com óleo muito velho e escuro, além de falta de higiene, com ambiente muito sujo.
Os doces eram enrolados em plásticos filmes. O local foi encontrado durante uma operação contra roubos, furtos e receptação de veículos. No barracão, ainda havia peças de carro desmontadas.
Onça branca
Onça ‘branca’ vista em 2013 pode ter sido filmada por morador em Petrópolis (RJ)
ICMBio
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está monitorando o que pode ser a aparição da única onça ‘branca’ já registrada no mundo.
Se trata de uma onça-parda ou suçuarana (Puma concolor) com uma mutação genética conhecida como leucismo, (quando a pelagem não possui melanina e fica branca, porém, os olhos do animal são pigmentados).
Um felino com essas características já havia sido registrado por câmeras de monitoramento em 2013 no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, área preservada de Mata Atlântica que abrange a região de Teresópolis (RJ), a 60 quilômetros de Petrópolis. Tempos depois, em 2018, um artigo científico inclusive foi publicado a respeito.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Você viu? Criança cientista, furto em culto, agressão em rodeio, onça branca e mais: os destaques da semana no g1 EPTV
Adicionar aos favoritos o Link permanente.