Unicamp adere ao Provão Paulista e define 325 vagas na graduação a partir do Vestibular 2024


Novo meio de ingresso terá metade das oportunidades que antes eram via Enem. Consu formalizou modalidade em reunião e nº de vagas por carreira deve sair na próxima semana. Consu aprova adesão da Unicamp ao Provão Paulista
Antoninho Perri/Unicamp
A Unicamp formalizou na tarde desta terça-feira (1) adesão ao Provão Paulista a partir do Vestibular 2024, com oferta de 325 vagas em cursos de graduação, o equivalente a 10% das oportunidades previstas pela universidade estadual por meio de ações afirmativas aplicadas para exames.
O novo meio de ingresso para alunos da rede estadual em instituições públicas paulistas terá avaliações a partir de novembro e o estado prevê total de 13 mil oportunidades para estudantes matriculados na Unicamp e outras universidades como USP, Unesp, além da Univesp e Fatecs.
Ao g1, o diretor da comissão organizadora dos vestibulares da Unicamp (Comvest), José Alves de Freitas Neto, explicou que o número é quase metade do total de vagas que antes estavam disponíveis na modalidade que usa apenas notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir da mudança, porém, esta seleção passa a concentrar 314 vagas em cursos de graduação.
A expectativa é de que na próxima semana a universidade divulgue o número de vagas por carreira no Provão Paulista. No entanto, cursos que exigem provas de habilidades específicas, como dança, artes cênicas e artes plásticas, ficam de fora da modalidade desta modalidade, destacou Freitas Neto.
Ao considerar a divisão de vagas, ele avaliou o perfil dos candidatos e reflexos da mudança prevista.”75% dos inscritos no Edital Enem-Unicamp são estudantes da rede estadual paulista. Portanto, esses estudantes terão acessos por dois caminhos”, falou o diretor da Comvest.
O edital das vagas via Enem deve ser divulgado pela universidade em outubro e a previsão é de que as oportunidades sejam distribuídas por todas as carreiras disponíveis. No entanto, ainda não está confirmado quando os indicadores para cada carreira no Provão Paulista devem ser publicados.
“Haverá uma nota mínima exigida para todos os candidatos e essa nota está sendo discutida entre as três universidades e será a mesma para todas. Então, nós devemos ter alguma novidade nos próximos dias, mas quem vai liderar esse processo e comunicar todos os todos os ajustes relacionados à seleção e ao critério vai ser a Vunesp [responsável pelo vestibular da Unesp]. Lembrando que o candidato não pode zerar numa prova de redação”, explicou Freitas Neto.
Neste ano, os resultados do provão podem ser usados para o ingresso de estudantes do 3º ano do ensino médio. As outras vagas na graduação da Unicamp são oferecidas via vestibulares tradicional e Indígena, e modalidade que reserva cadeiras para premiados em olimpíadas de conhecimento.
Vagas na Unicamp
Vestibular tradicional – 2.540
Via Enem – 320
Provão Paulista – 320
Vestibular Indígena – 130
Vagas para premiados em olimpíadas – 122
Estudantes no campus da Unicamp
Antonio Scarpinetti / Unicamp
LEIA MAIS
Unicamp 2024: comissão abre inscrições do vestibular nesta segunda; saiba como fazer
Unicamp com mais humanas e menos matemática: veja ponto a ponto o que muda no estudo, provas e notas do vestibular
Como será o Provão?
A prova será aplicada para alunos de todas as séries do ensino médio anualmente, segundo o governo de São Paulo, como uma tentativa de incentivar a frequência às aulas. Freitas Neto explicou que as avaliações serão elaboradas pela Fundação Vunesp, mas comitês da Fuvest (organizadora do processo seletivo da USP) e da Comvest também irão participar das diretrizes sobre as provas, assim como a Secretaria da Educação de São Paulo.
A partir de 2024, a nota passa a ser acumulada nas provas do 2º e 3º ano do ensino médio.
A partir de 2025, será considerado o acúmulo das avaliações nas três séries do ensino médio.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.