Unidade deixou de funcionar no local em 2020 e o prédio chegou a abrigar outros serviços, mas atualmente está abandonado. Postos de saúde abandonados são alvo de vandalismo em Piracicaba
O prédio da antiga Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Cristina em Piracicaba (SP) é alvo frequente de invasões e vandalismo. A unidade deixou de funcionar no local em 2020 e o prédio chegou a abrigar outros serviços, mas atualmente está abandonado.
A EPTV, afiliada TV Globo, mostrou a situação da UPA em fevereiro deste ano. O local já acumulava infiltração e mofo. Nesta manhã a equipe voltou ao prédio e flagrou sinais de vandalismo.
O local tem sinais de tentativa de furto de fiação, além de lixo acumulado do lado de fora e vidros quebrados. Já na parte de dentro, a situação é de muitos objetos quebrados e espalhados pelas salas e corredores.
Abandono e vandalismo em prédio de antiga UPA em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
O prédio acumula também lixo e sujeira. Em uma das salas o aparelho de ar condicionado foi desmontado, nos corredores, a parte metálica de um batente de uma porta foi parcialmente arrancado.
Nos andares superiores, vários documentos da sala de emergência estão espalhados pelo chão. Em uma das salas os móveis e a pia foram arrancados da parede.
Segundo a dona de casa Maria Tereza Firmino, moradores de rua invadem o local com frequência. “Em cima, todo dia. Eles entram, arrombam, roubam…” Ela também relata que aciona a Guarda Municipal quando ocorre. “Eles vêm, dão uma olhada e vão embora”, lamenta.
Móveis e objetos quebrados em prédio de antiga UPA em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
“Eu acho horrível, eu acho que aí devia cuidar mais. Era um pronto-socorro bom aí para o povo, atendia todo mundo. Agora largou, está tudo abandonado”, afirmou a aposentada Valfriza Mendes
Em outro ponto da cidade, uma unidade de saúde construída no Parque Piracicaba está pronta desde 2021, mas não foi inaugurada e segue fechada, sem funcionamento. O mesmo acontece com a Policlínica do Vida Nova, com obra concluída também em 2021.
Em fevereiro deste ano a prefeitura informou que o local permanecia fechado por falta de profissionais para atuarem na unidade.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que a população não está desassistida dos serviços públicos nas regiões citadas. Também informou que o prédio da UPA Vila Cristina já apresentava problemas de infraestrutura, e por isso transferiu os serviços para outro local.
“A SMS tem projetos em andamento para implantação, no local, de uma Unidade de Pronto Atendimento Infantil ou de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) 24 horas.”
Também informou que o departamento de manutenção e obras esteve no local e fez uma soldagem nas portas laterais, onde ficava a antiga entrada de emergência, além de reforçar as portas de vidro com cadeados. A limpeza está prevista para a próxima segunda-feira (8).
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Prédio abandonado de antiga UPA é alvo de vandalismo em Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.