Apesar da produção nacional estar perto do topo do ranking nacional, país ainda exporta pouco do que é produzido. Pesquisadoras veem potencial de crescimento na variedade avocado. Abacate
Divulgação/Abacates do Brasil
Do guacamole ao vitaminado, o abacate é uma fruta com versatilidade incontestável, e ainda tem benefícios importantes para a saúde. Com isso, ele vem caindo nas graças do paladar brasileiro, além de já ser presença constante na rotina de outros países – e o aumento da produção pelo Brasil e mundo é resultado dessa popularidade.
De acordo com o relatório “Agricultural Outlook 2021-2030″, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o abacate deve se tornar a segunda fruta tropical mais comercializada até 2030, atrás apenas da banana, e ultrapassando o abacaxi e a manga.
Segundo Fernanda Geraldini e Marcela Barbieri, pesquisadoras da Equipe de Hortifrúti do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) em Piracicaba (SP), esse tipo de movimento de crescimento não é por acaso.
“Nesta situação, o maior motivador é o crescimento da popularidade desta fruta. O seu apelo saudável e sua versatilidade, com diferentes opções de uso, culinários, cosméticos e até terapêuticos, são importantes fatores que favorecem o crescimento da demanda”, explicam
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Além do crescimento da demanda mundial, os preços lucrativos de exportação também motivam o crescimento nacional, apesar de o Brasil ainda exportar apenas uma pequena porcentagem do que produz.
O Brasil é o 7º produtor mundial, com 301 mil toneladas em 2021. No entanto, é o 20º exportador, com cerca de 8,5 mil toneladas, no mesmo ano, equivalente a cerca de 3% do total.
Brasil produziu 300 mil toneladas de abacate em 2021, de acordo o IBGE
Fábio Tito/g1
Segundo as pesquisadoras, um dos fatores para o baixo percentual de exportação é que boa parte da fruta produzida no Brasil é voltada para o comércio interno, com foco nas variedades tropicais. Outro fator é a concorrência.
“Há uma forte concorrência internacional, com grandes players mundiais, como Peru, Colômbia e África do Sul, que produzem na mesma janela que o Brasil. Além disso, apesar de estar crescendo nos próximos anos, é necessário crescer ainda mais a produção de avocado, que é a variedade mais demandada no mercado externo.”
Os principais destinos do abacate brasileiro são Europa e América do Sul, que representam 51% e 48% da exportação, respectivamente. O país também exporta, em menor quantidade, para América do Norte e outros continentes.
Até 2030, Estados Unidos e União Europeia devem continuar sendo os principais importadores, mas o consumo vai aumentar em outros países, como China e região do Oriente Médio, segundo Fernanda e Marcela.
‘Partiu Avocado!’
Não é novidade que o abacate tropical é o queridinho na casa de muitos brasileiros – e por isso a produção nacional é voltada para essa variedade. Mas o avocado também tem conquistado o paladar nacional e, principalmente, pelo mundo.
O avocado é uma variedade do abacate, que se diferencia por ser menor, com a casca mais grossa e enrugada e com a polpa mais densa. O sabor também se diferencia.
Avocado
Reprodução/TV TEM
É menos produzido e consumido no Brasil: dados do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) mostram que cerca de 3% dos abacates comercializado em Ceasas no Brasil em 2022 foram da variedade avocados.
“No âmbito externo, o consumo do avocado já é consolidado, então os desafios seriam a abertura de novos mercados ao produto brasileiro, algumas já estão em andamento, e a forte concorrência internacional”, explicam as pesquisadoras.
Ainda segundo elas, o fato de a área e a produção da fruta estarem crescendo nos principais países produtores traz risco de “desbalanceamento” entre oferta e demanda, “o que torna cada vez mais importante para o Brasil promover o consumo doméstico.”
“Neste sentido, internamente, o desafio será promover a “nova” variedade de abacate, que ainda é pouco consumida no Brasil.”
Segundo elas, já está nos planos da Associação Abacates do brasil promover uma campanha chamada “Partiu Avocado!”, em que o objetivo será ensinar ao consumidor como inserir essa variedade nas refeições.
“Além disso, faz-se necessário uma evolução na logística nacional, já que para esta variedade o volume comprado por cada rede varejista ainda é baixo, tornando o frete ainda mais caro.”
De onde vem o abacate
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